Conab afirma que não há desvio de estoques de arroz
Nos últimos anos, a maior frequência das operações reduziu significativamente os desvios e a perda de qualidade.
Encerra-se nesta sexta-feira a última etapa de inspeção dos estoques públicos de grãos no Estado do Rio Grande do Sul. Os fiscais da Conab verificam 1,5 milhão de toneladas de milho, arroz, feijão, soja e trigo adquiridos pelo governo federal para abastecimento de programas sociais ou fruto de intervenção no mercado. É a nona operação neste ano.
De acordo com João Carlos Amaral, encarregado do setor de Fiscalização da Superintendência Regional da Conab, em 2010 ainda não foram constatadas irregularidades. Amaral acrescenta que, nos últimos anos, a maior frequência das operações reduziu significativamente os desvios e a perda de qualidade.
No Estado, as fiscalizações ocorrem a cada 45 dias, enquanto no país o padrão é bimestral. Em 2011, a fiscalização poderá ser ampliada. Ministério da Agricultura e Conab estudam vistorias conjuntas de estoques públicos e privados, aproveitando a logística federal, porém, com expansão de equipes. Hoje atuam nos roteiros gaúchos 14 técnicos. Cada giro leva em torno de 18 dias.