Conab destina 977 toneladas de arroz para a Faixa de Gaza

A ação ocorre no âmbito da Cooperação Humanitária Internacional com o Programa Mundial de Alimentos (PMA). No Brasil, a coordenação é do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a sua execução cabe à Conab.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou, nesta sexta-feira (26), mais um leilão de troca de arroz in natura por arroz beneficiado. Ao todo, foram negociadas 977 toneladas do produto que seguirão para a Faixa de Gaza. A ação ocorre no âmbito da Cooperação Humanitária Internacional com o Programa Mundial de Alimentos (PMA). No Brasil, a coordenação é do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a sua execução cabe à Conab.

Os adquirentes da operação deverão fornecer o arroz beneficiado, ensacado e organizado em containeres de 20 pés. Cabe a eles também acondicionar os containeres dentro do navio que fará o transporte ao destino final, com partida do Porto de Rio Grande (RS). O prazo para a entrega do produto no porto é 18 de abril.

Além disso, é de responsabilidade dos adquirentes as despesas de capatazia, desembaraço alfandegário, emissão de certificados internacionais de qualidade e inspeção exigidos e outras.

Com a operação, a Conab ganha em agilidade pois o arroz já chega pronto para a doação. Em contrapartida, a Companhia oferece quantidade maior do arroz in natura aos vencedores do leilão. Nesta operação, a quantidade a ser recebida pelos adquirentes será de 1,81 mil t.

A doação de estoques públicos de alimentos para assistência humanitária internacional é autorizada pela Lei 12.429, de 20 de agosto de 2011.

2 Comentários

  • Com tanta necessidade no nosso país ainda ficam mandando o que nem temos para gente estranha ao nosso país; cortesia com chapéu dos outros é simples…

  • Arroz no Brasil e o mais barato do Mundo, fica fácil doar … ainda bem que doaram quanto mais sair arroz do país melhor, pode ser que valorize internamente, temos que exportar pois cartel não está acompanhando preços internacionais, fiquem atentos exportação Porto de rio Grande vai que vai, puxando o mercado, sem desconto de tabela orelhana, 45 preço normal (da pro produtor mais uns 5% que não descontam) lote grande da pra pegar mais hein …
    SOJA NA VÁRZEA NELES
    EXPORTAÇÕES NELES

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter