Conab deve realizar terceiro leilão de oferta no dia 23 de outubro

Editais devem sair na próxima semana, com oferta aproximada de 40 mil toneladas.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) anunciou a previsão de realizar o terceiro leilão de estoques de arroz em casca, aproveitando a procura elevada obtida nos dois primeiros movimentos de oferta realizados em setembro e outubro. A Companhia Nacional de Abastecimento deverá ofertar cerca de 40 mil toneladas do cereal depositado no Rio Grande do Sul no próximo dia 23, mas o edital definindo volumes e preços de abertura só deve ser divulgado na próxima semana.

A operação foi autorizada pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) no final de agosto e prevê uma oferta de até 550 toneladas, que soma todo o estoque disponível de arroz naquele mês. Os técnicos do governo, no entanto, divulgaram que o total da operação de venda deve ficar entre 200 e 250 mil toneladas até fevereiro do próximo ano.

5 Comentários

  • É melhor que leiloem tudo de uma vez, tenho certeza que a CONAB (governo), não comprará um saco sequer de produtores daqui para frente; pelos menos enquanto não houver um governo COERENTE que realmente apoie seus agricultores e que estabeleça uma VERDADEIRA POLÍTICA AGRÍCOLA que vise uma manutenção saudável de seus produtores e a população consumidora.

  • Perfeito seu Carlos… Comungo da sua ideia em gênero, número e grau… Leilões no máximo nesse ano e, no ano que vem… Leilões “Flitz” tonteiam um pouco mas não “matam” o mercado (1 dia do consumo nacional estourando dá 2)… Ainda bem que tem gente que pensa muito parecido comigo… Não sou o único “que não sabe de nada”… E creio eu que na minha mesma linha de raciocínio tem o seu Carlos, o seu Diego, seu Diehl, o seu Juarez e muitos outros… Aliás todos produtores que sentem na pele os efeitos desse TERRORISMO mercadológico que nos está sendo imposto!!! É isso ai pessoal… Não podemos ter medo de falar o que pensamos… Podem nos taxar do que quiserem… Sigamos expondo nossos pensamentos… Um dia, o produtor terá tanta voz como as demais cadeias da classe orizícola… Não queremos cargos políticos… Não queremos aparecer, muito menos nos exibir para a grande mídia… Queremos o que é nosso por trabalho e justiça… Queremos é manter nosso sustento… É seguir plantando e na atividade (nós e nossas futuras gerações)… Plantar arroz (e agora soja) é o que sabemos fazer… Queremos é manter nosso patrimônio, por nós adquiridos ou herdados de nossos pais que tanto trabalharam de sol a sol, para nos deixar um começo, uma esperança de futuro… Ou vamos largar tudo e ir morar na cidade para viver de Bolsa-Família e Seguro-Desemprego??? CHEGOU A HORA DA MUDANÇA…

  • Caros Flavio e Carlos, bota terrorismo nisso, até da própria publicação, sem nenhuma responsabilidade com as notícias, publica dia 16, notícia de leilão para o dia 23, apesar de não haver nenhum edital, e são necessários pelo menos 10 dias antes do leilão a publicação no diário oficial. Ou não sabem ou querem manter a notícia para gerar terrorismo no mercado.

  • Saudações senhores, estamos em um ano muito difícil de plantar com um atraso enorme em percentual de area plantada . E como consequência pode haver problemas de produtividade e uma mudança confirmada para o início da próxima colheita [ de 15/02 para 05/03], isto é uma alteração no ciclo que nós produtores vinhamos produzindo com a finalidade de aumento de produtividade ou seja, a cada ano plantavamos 10 dias antes, então fazem 5 anos que encurtamos a entre safra , mas este ano ja declarou que será o inverso ! O dolar esta em alta e o governo vendendo seus estoques. Então a conjuctura é de preços justos, pois não estamos falando de aumento de custos por conta do clima, mão de obra parada , operções de maquinário em acréscimo ou extras e também o aumento no uso dos herbicidas. Abraço

  • Ricardo, o MAPA comunica os órgãos (FEDERARROZ/IRGA) quanto das intenções para fazer os leilões. Este leilão foi prorrogado para o dia 30. Abraços

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter