Conab divulga primeira expectativa para a safra 2014/15

A área plantada com arroz na safra 2014/15 deve ficar entre 2,250 milhões a 2,482 milhões de hectares. O desempenho representa uma queda de 5,8% até um acréscimo de 4% em relação à safra 2013/14, informa Conab.

A área plantada com arroz na safra 2014/15 deve ficar entre 2,250 milhões a 2,482 milhões de hectares. O desempenho representa uma queda de 5,8% até um acréscimo de 4% em relação à safra 2013/14, informa Conab.

No Rio Grande do Sul, que tem a maior área plantada com a cultura no País, a expectativa é de que a área fique entre 1,053 milhão e 1,176 milhão de hectares, o que corresponde a um decréscimo de 6% até um incremento de 5% em relação à safra passada. Segundo a Conab, a diminuição da área de plantio se deve "à rotação de cultura com a soja e a necessidade do combate ao arroz vermelho". O preparo do solo encontra-se superior a 90% e a área semeada alcança 5%, estima a estatal.

Conforme a Conab, o volume de água disponível nos mananciais é suficiente para irrigação e o preço do produto no mercado se mantém em nível remunerador. "A preocupação dos produtores é quanto à dificuldade de acelerar a semeadura para evitar atraso no estabelecimento da cultura, uma vez que as previsões são de chuvas acima da média. Fora o excesso de umidade, os fatores de produção previstos são favoráveis à lavoura de arroz, projetando uma boa safra", informa a Conab.

A produção nacional do cereal pode alcançar de 11,920 milhões até 13,223 milhões de toneladas, que representa um decréscimo de 2% até um incremento de 8,7% em relação ao resultado da safra passada, que foi de 12,162 milhões de t.

2 Comentários

  • Eu me arrisco a dizer que com o atraso o RS deve colher no máximo igual a última safra, tudo indica que perderemos a época e a produtividade vai ser abaixo da média.

  • Agora, ao contrário de outros anos, resolveram incluir uma margem de erro, ou seja, a produção passou a ser analisada num intervalo. Mas, como sempre, continuam desfocados da realidade, o Rio Grande do Sul não deve nem cumprir a área ou produtividade projetada. Safra mais atrasada que as mais atrasadas dos últimos anos (11/12, 12/13), safras essas com produtividade reduzida!!!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter