Conab faz o 5º levantamento de safra
O resultado sairá na primeira quinzena de julho, no boletim Acompanhamento Conjuntural.
Técnicos da sede e das superintendências da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nos estados preparam-se este mês para fazer o 5º levantamento da safra de grãos. O resultado sairá na primeira quinzena de julho, no boletim Acompanhamento Conjuntural. A pesquisa é feita a cada dois meses. A última saiu em abril.
São 77 profissionais da área agrícola -11 de Brasília – que percorrerão, de 13 a 19 deste mês, as áreas de produção em cerca de 760 municípios brasileiros. Os dados são colhidos de 1.940 informantes, entre cooperativas, empresas de assistência técnica, agentes financeiros e fornecedores de insumos.
Com uma planilha nas mãos, eles saem a verificar a colheita da cultura de verão e a intenção de plantio no inverno que tem início este mês. São dados que serão analisados e relacionados no boletim técnico, como área plantada, produtividade, gastos, efeitos climáticos e uso de defensivos agrícolas.
Os produtos pesquisados são arroz, feijão, milho, soja e algodão (safra de verão), além de aveia, centeio, cevada e trigo (safra de inverno).