Conab inicia mais uma etapa de fiscalização dos estoques públicos

Estoques públicos de arroz são de apenas 22,5 mil toneladas.

Nesta segunda-feira (24), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou a terceira etapa de fiscalização de estoques públicos de 2017. Técnicos da Companhia inspecionarão armazéns públicos e privados dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. Os trabalhos prosseguem até 5 de maio e envolvem 23 profissionais.

A expectativa da Companhia é fiscalizar 583.257 toneladas de grãos entre arroz, café, milho, feijão, trigo, farinha e fécula de mandioca em 44 armazéns do país. Os fiscais observarão, entre outros quesitos, as condições de armazenagem e conservação e a quantidade de grãos armazenados.

Na segunda etapa deste ano, foram fiscalizadas 144.354 toneladas em 56 armazéns, sendo constatados desvios de 2.496 toneladas de milho e perdas de 217 toneladas de café e milho.

No caso das perdas, os armazenadores terão que indenizar a Companhia. Para os desvios identificados, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Conab por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.

Cadastramento – Para otimizar custos, os técnicos da Conab aproveitarão o roteiro e farão o cadastramento de novos armazéns. 

2 Comentários

  • A CONAB tinha era que fiscalizar esses descontos que as indústrias impuseram unilateralmente esse ano, misteriosamente até amostras para os produtores fazerem contra provas se tem dificuldades de conseguir, não existe isso, antes eu achava que era formação de cartel agora é formação de quadrilha, roubo qualificado, barriga branca, gessado, barriguinha, sei lá eu o que … percentual de grãos inteiros não vale mais nada, vejo com péssimos olhos essa relação que deveria ser de parceria.
    Por isso que temos que plantar soja , se depender da ajuda da indústria logo logo seremos apenas mais um na lista de arrestos.
    SOJA NA VÁRZEA NA QUADRILHA

  • Boa tarde a todos. Realmente a crise está instaurada. A empresa josapar está arrestando todos os produtores em várias regiões.e o pior que estão prometendo quem pagar já tem recurso em maio. Piada de muito mau gosto. Essa ja era. E imagina as indústrias pequenas. Já eram também. Pagam 37 reais menosfunn rural e cdo é ainda vão com Policia na lavoura. Lamentável

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter