Conab mantém projeção de safra do arroz praticamente inalterada

Conab mantém projeção de safra do arroz praticamente inalterada.

Mesmo com o Rio Grande do Sul ampliando em mais de 300 mil toneladas a expectativa de safra de arroz nesta temporada, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) manteve suas estimativas praticamente inalteradas no oitavo levantamento da safra de grãos 2014/15, divulgado nesta terça-feira, 12, em Brasília. Segundo a projeção estatal, o Brasil colherá 12,399 milhões de toneladas, 2,3% a mais que as 12,121 milhões de toneladas do cereal que foram colhidas no ciclo 2012/13. O volume é 2 mil toneladas maior do que o previsto na pesquisa divulgada em abril.

Segundo dados da Companhia, a superfície total semeada com arroz na safra em andamento alcançou 2,331 milhões de hectares, com retração de 1,8%, ou 40 mil hectares, aproximadamente. A produtividade, porém, compensará a diminuição da área cultivada, pois crescerá 4,1% para 5.320 quilos por hectare, contra 5.108 colhidos em 2013/14. A maior produtividade obtida no Sul do Brasil e nas áreas irrigadas do Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Roraima e Maranhão, colaboram na evolução do rendimento. Além disso, mesmo em terras altas a agregação de variedades mais produtivas também está fazendo efeito.

A Conab projeta que o Rio Grande do Sul, grande produtor nacional, alcançará 8,44 milhões de toneladas nesta colheita, com crescimento de 4% sobre a temporada anterior. Além de um avanço de 0,5% para 1,125 milhão de hectares, a produtividade de 7,5 mil quilos por hectare, 3,5% maior, também terá um peso significativo. Para Santa Catarina a Conab prevê leve recuo, de 0,9% na produção, ficando em 1,06 milhão de toneladas. O Tocantins, segundo este levantamento, será o terceiro maior produtor do Brasil, com 600 mil toneladas a serem colhidas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter