Conab projeta alta de 14% na produção de arroz em Mato Grosso

Segundo a Conab, a área cultivada com arroz no país está estimada em 2.390,9 mil hectares. .

A produção de arroz continua em alta em Mato Grosso. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou a produção de 528 mil toneladas no 12º Levantamento da Safra divulgado esta semana. O aumento é de 14,5% em relação ao ciclo do ano passado quando foram projetados cerca de 461,3 mil. O incremento também é visto na área de cultivo que saltou de 143,4 mil hectares para 166,3 mil, com produtividade média de 3,1 mil quilos por hectare.

Segundo a Conab, a área cultivada com arroz no país está estimada em 2.390,9 mil hectares. Comparado ao ocorrido no exercício anterior (2.426,7 mil hectares), isso representa um decréscimo de 1,5%. No levantamento é apontado que “com exceção de alguns poucos estados, ocorreu uma redução generalizada no plantio da gramínea, motivada, entre outras razões, pela baixa rentabilidade da cultura, os elevados riscos e a falta de incentivos que estão desestruturando a cadeia produtiva em vários estados importantes, pelas restrições ambientais ao plantio em áreas sensíveis e pelos baixos preços praticados no mercado”.

Conforme a companhia, o maior estado produtor do Brasil é o Rio Grande do Sul com 1.066,6 mil hectares, representando 44,6% da área nacional, respondendo ainda por 67,0% da produção brasileira. “O fato de toda a área plantada estar relacionada ao cultivo irrigado, fez com que o estado obtivesse a maior produtividade nacional, a despeito dos problemas climáticos que contribuíram para que parte da semeadura tivesse ocorrido fora do período tecnicamente recomendado pelos órgãos de extensão”, destaca.

Na safra de todas a culturas, a Conab elevou para 45,8 milhões de toneladas a projeção no ciclo 2012/2013 em Mato Grosso. Houve uma leve alta comparação com o levantamento de agosto, no qual foram estimados 45,7 milhões. O incremento é ainda mais expressivo em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram previstos 40,3 milhões. A área cultivada saltou de 10,9 mil para 12,3 mil hectares este ano.

1 Comentário

  • Duvido muito porque por lá eles não tem silos nem para estocar milho e soja, vão ter para estocar arroz que não pode ser deixado a céu aberto??? Segundo porque o arroz de lá é de sequeiro e a qualidade nunca foi bem aceita pelo mercado nacional??? A terceira é que os 14% não representam em números nem 0.5% do que produzem RS e SC… A quarta é que pelo que se fala as estradas e ferrovias são de dar dó e o escoamento é quase impossível e o arroz acaba sendo consumido dentro do próprio estado… Mas vai um conselho de amigo… Sigam plantando SOJA… Se o preço do arroz despencar aqui… Irá despencar ai… OLHO VIVO meus amigos matogrossenses e conterrâneos Gauchos…

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter