Conab realiza leilão de escoamento de arroz

Serão ofertadas 250 mil toneladas do grão produzido no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

O governo federal autorizou a realização de leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) para 250 mil toneladas de arroz em casca, safra 2009/2010, do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O primeiro leilão será nesta terça-feira, 23 de novembro, quando serão ofertadas 125 mil toneladas do produto, das quais 115 mil toneladas do Rio Grande do Sul e 15 mil toneladas de Santa Catarina.
De acordo com aviso divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que opera o pregão do cereal em casca ou beneficiado, o produto deverá ser escoado para o Amazonas, Pará, Acre, Amapá e Roraima. Conab esclarece também que o arroz não pode ser escoado para Tocantins e Rondônia, para todos os estados das regiões Nordeste, Sul, Sudeste, Centro Oeste, nem para a Argentina, Paraguai, Uruguai e Suriname. O valor máximo do prêmio será de R$ 0,07/kg. Poderão participar do leilão indústrias de beneficiamento e comerciantes

O governo vai intervir com o instrumento de comercialização PEP para recuperação do preço pago ao produtor, acima do preço mínimo de R$ 25,80 a saca de 50 kg, neste momento de entressafra e para o início da próxima safra, que começa em fevereiro próximo. De acordo com a Conab, a safra 2009/2010 alcançou 11,2 milhões de toneladas de arroz. (Inez De Podestà)

Confira os avisos do leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) de arroz nº 323 e 325 no site do Mapa e da Conab.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter