Conab: safra de arroz deve crescer 3,1% em 2013/14

A estatal acrescenta que o destaque da lavoura de arroz nesta safra ficou por conta do forte crescimento observado da área plantada na Região Centro-Oeste
.

A produção de arroz na safra 2013/14 deve alcançar 12,18 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 3,1% em relação ao resultado do período anterior (11,82 milhões de t), segundo o 10º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado hoje.

Conforme a Conab, no Rio Grande do Sul, maior produtor do cereal do País, a expectativa é de que a colheita alcance 8,11 milhões de toneladas, ou mais 2,3% em relação à safra passada (7,93 milhões de t). "O acréscimo ocorreu em função da boa disponibilidade de água nos mananciais neste ano e aos preços do produto que superaram o custo de produção", diz a Conab.

Com relação à colheita gaúcha, já concluída, a Conab explica que foi observada uma pequena perda de produtividade no terço final da operação, em virtude da ocorrência de altas temperaturas que persistiram por vários dias e amplitude térmica entre o dia e a noite. Outro fator que contribuiu para a perda foi à área semeada fora do período ideal recomendado pela pesquisa.

A estatal acrescenta que o destaque da lavoura de arroz nesta safra ficou por conta do forte crescimento observado da área plantada na Região Centro-Oeste. "Foi a única região do País onde houve incrementos em todos os Estados", informa.

Segundo a Conab, os estimulantes preços de algodão, soja e milho estão, desde o ano passado, criando uma demanda por área agricultável, que está sendo atendida por pastagens degradadas e antieconômicas na região. "Essas pastagens estão sendo reconvertidas para a produção de grãos, e o arroz é a lavoura que primeiro se apropria dessa mudança", esclarece.

6 Comentários

  • Toda a semana muda… Haverá um dia uma definitiva???

  • Prezado Sr. Flavio. Não muda toda a semana. Muda mensalmente. É assim em qualquer país civilizado com agricultura importante. Se não mudasse, não seria necessário um novo levantamento. Poderia ser feito um a cada dez anos e todo mundo ficaria bem desinformado. Nos Estados Unidos, os levantamentos também são mensais e muito aguardados pelos agentes de mercado. Servem para balizar compras, vendas, mercado futuro, etc. O que podemos questionar é qualidade dos levantamentos. Boa tarde.

  • Pois é seu verdade só que a colheita terminou em maio… Como é que vai mudar mensalmente??? No final da colheita de cada ano não seria suficiente? Se não teve colheita em junho e nem em julho e não vai ter até fevereiro do ano que vem??? Nos EUA o arroz é tratado como comoditie… E aqui não… Então qual o interesse em tantos levantamentos??? Ano passado não era tão divulgado assim??? Porque motivo estão divulgando dados e mais dados tão seguidamente??? Falaste uma verdade… Me desculpe a sinceridade mas eu gostaria de ver o Brasil produzindo e comercializando o mesmo que é produzido de arroz pelos EUA… Estamos longe né??? Porque será???

  • A verdade, mas somente a verdade é que as eleicoes vão se aproximando e as informacões comecam a pipocar pra nos lembrar que a producao foi esses miseros 3% a mais que o ano passado , sempre com intensao de baixar o preco do arroz. Entao resta-nos por as barba de molho e esperar pelo mercado. SOJA NELES PESSOAL.

  • Nao entendo como conseguem prever tanta coisa enquanto nos produtores nao temos nem 25 % da area preparada ,e lavouras embaixo da agua das enchentes e campos alagados das chuvas que nao param na nossa regiao.

  • Eles estão prevendo demais.. compro arroz em todo RS! qualqr coisa em avisem se querem vende, que ligo.. abração

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter