Conab vai levantar estoques privados de arroz

 Conab vai levantar estoques privados de arroz

Silos: contagem dos estoques ajuda na segurança alimentar do país

Objetivo é mensurar o volume de arroz em poder da cadeia produtiva.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou que abrirá a etapa de 2019 do levantamento de estoques privados de arroz. O objetivo da ação é mensurar o volume do grão que está em poder da cadeia produtiva para ajustar o quadro de oferta e demanda e para dar base à política de segurança alimentar do país.

A novidade em 2019 é que a Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz) resolveu apoiar o estudo e pede que os rizicultores gaúchos informem corretamente os números e ajudem a convencer outros produtores a fazê-lo, no sentido de o levantamento ter indicadores mais precisos. Indústrias, armazenadores e produtores podem ter acesso ao formulário de informação do estoque ou mais esclarecimentos na página da empresa na Internet: www.conab.gov.br .

7 Comentários

  • Esperemos q tenha o suficiente para garantir a tal seguranca alimentar, já q a nova colheita está sendo prejudicada pelas chuvaradas. Porque tendo o suficiente para seguranca alimentar evitará q forcem o dólar pra baixo pra aumentar as importacões, o q traria o caos para o setor , travando os precos qdo deveriam subir num ano de pouca producão.

  • Choveu 1 semana meu amigo. Inundações vão prejudicar somente a fronteira oeste e muito pouco na campanha. Vai ter arroz a varrer… Pare com essa conversa fiada. Acabou a mamata……

  • Vai sim Seu Antônio Paulo. Quero ver o Sr. garganteando já em junho… Em Itaqui de cada 5 caminhões 1 é de falha… Não é só a chuvarada que vai causar a escassez… É o frio. É a falta de luminosidade. É a falta de recursos para investir na lavoura! Se assim não o fosse a indústria estaria pagando R$ 33 hoje… Era esse o plano. Cravo aqui sem medo de errar. Não vamos colher 7.000 kg/ha de média.

  • Seu Antonio Paulo !!!……fazia horas que o amigo não dava o ”ar da graça.” Se animando com o desenvolvimento da colheita ? ….Já estamos comprando algum arroz bem baratinho ?…..Financiou algumas CPRs ? se positivo está recebendo direitinho?…..Olho vivo heim, não compre a ilusão que haverá muito arroz, pois a quebra é muito maior que os órgãos de governo (Conab, Irga, Emater e Ibge) alardeiam, prepare o bolso, por que se não financiou lavouras não terá produto barato, pois essa realidade contempla somente as indústrias que fizeram CPRs com produtores, as demais vão ter que esvaziar a guaiaca para se abastecer. Boas Compras e excelentes vendas!!!….Ah ia me esquecendo, como em todos os anos as cooperativas vão abarrotar os silos…..por merecimento, a maior parte das mesmas são verdadeiras parceiras dos produtores!!!

  • Carissimos. ‘Acabou a mamata’. Mas qual mamata mesmo? Vender a 42 com custo de 46 pra vender agora a 39? Esse predadorismo deveria estar sepultado nos dias de hoje. Com esse discurso, me admiro se algum produtor lhe confiar produto. Sds

  • A quebra é real em todas as regiões , converso em grupos de whatsap com produtores de diversas regiões do estado e até agora o mínimo que se fala de quebra é 10 scs por hectare , só não entendo qual é a mamata que o seu Antonio Paulo diz que acabou.

  • Vamos colher, depois saberemos os resultados.
    Acredito que a média de produtividade será inferior ao ano passado.
    O cartel da indústria já mostrou a que veio. A culpa são dos produtores escravos da indústria.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter