Concluída primeira fase do Projeto Exportação
Arrozeiros gaúchos deram por encerrada a primeira fase de organização para exportar 25 mil toneladas de arroz. A carga já está disponibilizada por arrozeiros, cooperativas e mesmo algumas indústrias. A Federarroz registra pedidos de 200 mil toneladas de arroz para exportação e deve fechar o primeiro contrato em duas semanas.
Uma reunião extraordinária da Federarroz nesta quinta-feira, em Dom Pedrito (RS), encerrou a fase de organização do Projeto Exportação de arroz gaúcho. O volume de 25 mil toneladas de arroz (500 mil sacos) necessário para remeter a primeira carga de produto a granel (55×13) já está assegurado. Os arrozeiros entrarão com 310 mil sacos e a indústria e as cooperativas gaúchas com mais 190 mil sacos.
A movimentação das cargas para o Porto de Rio Grande poderá começar nos próximos 15 dias, tão logo seja fechado o contrato com uma das empresas interessadas em adquirir o produto. Empresas internacionais sinalizaram com interesse de adquirir até 200 mil toneladas de arroz gaúcho para exportação. A negociação deve fechar entre 205 e 210 dólares por tonelada de arroz 55×13 de rendimento (FOB Rio Grande).
As tratativas para exportar estas primeiras 25 mil toneladas estão bastante adiantadas com negociantes internacionais. Na reunião de Dom Pedrito foram repassados os principais pontos do negócio, vistoriados os laudos de classificação e certificação do produto e detalhadas as formas de pagamento e a logística para colocar o produto no porto.


