Condições apresentam substancial melhora no RS, diz Emater

Embora em algumas áreas a combinação de umidade relativa do ar elevada e temperaturas altas tenha favorecido o aparecimento de algumas pragas, como percevejos e moléstias como bruzone, a maioria das lavouras se encontra em bom desenvolvimento.

As condições para a cultura do arroz melhoraram de maneira considerável nos últimos dias no Rio Grande do Sul, permitindo aos agricultores intensificarem os trabalhos de controle de inços e aplicação de adubos em cobertura.

Embora em algumas áreas a combinação de umidade relativa do ar elevada e temperaturas altas tenha favorecido o aparecimento de algumas pragas, como percevejos e moléstias como bruzone, a maioria das lavouras se encontra em bom desenvolvimento. Todavia, mesmo com as lavouras mostrando recuperação, a safra apresenta atraso como um todo. Ano passado, nesta mesma época, cerca de 3% delas apresentavam condições de maturação para a colheita.

Este ano, a fase mais adiantada ainda é a de formação de grãos, mesmo assim em percentual de 7% contra 12% registrado no ano passado. A grande maioria das lavouras se encontra em
desenvolvimento vegetativo.

Para quem tem estoque da safra passada, a semana apresentou variações positivas nas cotações praticadas em todas as praças, e manteve ascendente a curva do preço médio da saca de 50kg. Durante o período, a mesma se valorizou em 2,88%, ficando em R$ 32,11.

Veja o relatório conjuntural completo da Ascar/Emater – RS nos downloads.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter