Condições climáticas desfavoráveis prejudicam o avanço do plantio do arroz no Estado

Segundo o Irga, dos 732.426 mil hectares semeados, 12% estão em situação de alagamento, ou 88 mil hectares.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulgou nesta sexta-feira, 27/11, números oficiais do plantio de arroz no Rio Grande do Sul. De acordo com a autarquia, o percentual de área semeada no Estado apresentou um pequeno avanço na última semana, novamente devido às condições climáticas altamente desfavoráveis.

O último levantamento do Irga mostra que a área plantada atinge 69,33% (732.426 mil hectares), apresentando pouca evolução em relação ao percentual semeado na semana passada quanto os números foram de 69,21%. Em 2008, no mesmo período já tinham sido plantados 93,5% da área ou o correspondente a 1,033 mil hectares, ou seja, mais de 300 mil hectares do que a atual safra.

O levantamento também identifica que a Fronteira-Oeste como a mais adiantada com 86,34% (87,33% em 2008) da área plantada. Apesar do clima desfavorável, a expectativa é de que até meados de dezembro os produtores possam realizar os 30 % restante da semeadura, com recomendação de uso das cultivares de ciclo precoce e médio. A intenção de plantio para este ano é de 1,056 milhão de hectares.

O Irga também divulgou durante esta semana um relatório sobre os problemas causados pelo excesso de chuva nos últimos meses, principalmente em novembro. De acordo com a autarquia, dos 732.426 mil hectares semeados, 12% estão em situação de alagamento, ou 88 mil hectares. O Irga, inclusive, já fez um levantamento junto aos produtores de sementes certificadas e existem 30 mil sacos destes materiais disponíveis aos agricultores que tiveram suas lavouras atingidas pelo excesso de chuva.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter