Conexão Provisia
Sistema ProvisiaTM acelera a configuração de novo modelo produtivo do arroz
Na safra 2002/03, a Basf revolucionou o controle de plantas daninhas na cultura do arroz com o lançamento do Sistema Clearfield®. Essa tecnologia é adotada hoje em mais de 80% das lavouras cultivadas com o grão e, desde sua estreia nas lavouras de produção de arroz, nestes 20 anos, trouxe muitos avanços e permitiu ao agricultor ser mais eficiente, produtivo e sustentável.
Seguindo as recomendações técnicas, foi possível economizar 30% de água, reduzir em 25% dos custos de energia e ser 36% mais produtivo. Desenvolver soluções com potencial de gerar impacto sustentável no empreendimento do agricultor exige um investimento anual de € 900 milhões em pesquisa e desenvolvimento por parte da Basf. Nos últimos anos, é possível observar com mais intensidade uma mudança no sistema produtivo do rizicultor. Para manter seu negócio rentável, com foco agronômico e econômico, ele precisou buscar novas soluções e passou a diversificar sua matriz produtiva, introduzindo nas terras baixas a cultura da soja.
A Basf, atenta nessa transformação e comprometida com os resultados do arrozeiro, buscou novas soluções para, assim, reafirmar seu compromisso com o legado da agricultura. Dessa forma, passa a oferecer para safra 2022/23 os híbridos de arroz ProvisiaTM, que serão tolerantes ao Provisia® 50 EC, o novo herbicida para a cultura, com diferente mecanismo de ação para controle de plantas daninhas em pós-emergência da cultura, como o arroz-vermelho e o capim-arroz, inclusive os biótipos resistentes aos herbicidas inibidores da ALS.
“A chegada do Sistema ProvisiaTM contribui e acelera a configuração desse novo sistema produtivo. Seu uso em rotação ao Sistema Clearfield®, a soja, entre outros cultivos, e associado a boas práticas de manejo, configura a melhor estratégia para superar o problema de plantas daninhas de difícil controle e impulsionar a produtividade sustentável e a rentabilidade do agricultor. Trata-se de uma nova revolução na cultura do arroz”, afirma Luciano Pizzuti, gerente de marketing de arroz e trigo de soluções para agricultura da Basf.
A expectativa é que os híbridos de arroz ProvisiaTM possam expressar patamares de produtividade e qualidade semelhantes ou superiores aos obtidos na última safra com os híbridos de arroz Clearfield®.
FALOU & DISSE
“A Basf tem um compromisso permanente com o legado do agricultor, por isso, se dedica a uma incessante busca por inovações tecnológicas que garantam mais produtividade, qualidade, sanidade, rentabilidade e sustentabilidade. Outros resultados já alcançados comprovam de forma bastante clara o valor dessa parceria”, ressalta José Mauro Costa Rodrigues Guma, gerente de sementes de arroz e trigo de soluções para agricultura da Basf.