Confirmada a construção do Laboratório de Biotecnologia do Irga

Foi confirmada a construção do Laboratório de Biotecnologia do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e as obras devem iniciar nos próximos dias.

O setor reivindicava o Laboratório há quase cinco anos e a governadora Yeda Crusius foi sensível ao pedido e incluiu a obra no orçamento do Estado para 2008. Segundo o presidente do Irga, Maurício Fischer, o Laboratório representará um aumento significativo da qualidade do arroz gaúcho.

O chefe da equipe de melhoramento do Irga, Sérgio Gindri, explica que a obra permitirá avanços no desenvolvimento de pesquisas em biotecnologia, com foco em novos cultivares.

– Na área de doenças, por exemplo, será possível o mapear os genes e desenvolver cultivares resistentes às doenças -, exemplifica Gindri.

Segundo Gindri, o Irga promoverá o desenvolvimento de variedades resistentes a insetos e com maior valor nutricional.

– A construção do Laboratório é um avanço significativo na área de pesquisa do Irga, com a velocidade de desenvolvimento de novos cultivares passando de doze anos, para seis -, afirma.

O presidente do Irga ressalta que grande parte da obra deverá estar concluída na 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que se iniciará no dia 28 de fevereiro, em Cachoeirinha. Conforme Fischer, serão investidos cerca de R$ 200 mil na obra.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter