Confirmadas as quebras na safra mundial de arroz

O número representa uma redução de 2 milhões de toneladas em relação à previsão anterior, mas ainda continua sendo um patamar recorde.

Segundo o relatório de outubro do Conselho Internacional de Grãos (CIG), a produção mundial de arroz deverá totalizar 459 milhões de toneladas (beneficiadas) em 2011/2012. O número representa uma redução de 2 milhões de toneladas em relação à previsão anterior, mas ainda continua sendo um patamar recorde. Na comparação com 2010/2011, a elevação é de 1,8%, reflexo principalmente dos aumentos de produção na China, Índia e Tailândia. A safra 2011/2012 da Tailândia está projetada em 19,2 milhões de toneladas, uma queda de 7,2% frente à estimativa anterior, resultado das inundações que devastaram o país.

A Tailândia é o maior exportador mundial do produto e responde por quase um terço do comércio global de arroz, e as severas enchentes levantaram dúvidas sobre a capacidade de atender a demanda mundial não apenas por causa de lavouras e armazéns inundados, mas também devido aos portos e outras infraestruturas danificados.

O ajuste da estimativa reflete as inundações em importantes áreas de cultivo, mas o impacto geral na produção ainda não está claro, dada as diferenças marcantes entre as previsões oficiais e privadas dos prejuízos. As exportações tailandesas em 2012 devem cair 24% frente à safra anterior, para 8 milhões de toneladas.

A produção das Filipinas está estimada em 10,6 milhões de toneladas, uma queda de 2,8% frente à projeção passada, como reflexo dos tufões que atingiram o país no mês passado. As importações do país devem dobrar para 2,4 milhões de toneladas. A safra do Vietnã em 2011/2012 deve atingir 25,5 milhões de toneladas e as exportações 6,6 milhões de toneladas.

1 Comentário

  • ESPERO QUE NESTE CENARIO EXTERNO, JUNTO COM A SECA NAS LAVOURAS DE ARROZ AMERICANA, O BRASIL SE CONSOLIDE EM EXPORTADOR DE ARROZ BENEFICIADO NO PROXIMO ANO, APROVEITANDO ASSIM, PARA ESCOAR NOSSO EXCEDENTE DE PRODUÇÃO.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter