Congresso arrozeiro trará grandes nomes ao Brasil
O Instituto Riograndense do Arroz (Irga) e o Governo gaúcho promovem o evento para que sejam desvendados os cenários futuros da cultura e planejadas estratégias de produção, principalmente no Mercosul e na América Latina.
Os Congressos Brasileiro e Latino Americano de Economia Orizícola, que acontecem paralelamente entre 25 e 27 de agosto em Porto Alegre, trarão ao Brasil alguns dos grandes nomes mundiais do setor. É o exemplo do economista do Instituto Internacional de Pesquisa de Arroz (IRRI) das Filipinas, Mahabub Hossain, uma referência quando se trata de números e tendências mundiais da orizicultura.
Eric Walles, da Universidade do Arkansas (USA), também se destaca como conferencista e vai falar sobre um tema bastante polêmico, que são as implicações na Alca da rodada de Doha para o setor arrozeiro. O coordenador da FAO para a América Latina, Juan Isquierdo, também é uma autoridade de renome que irá falar sobre o Ano Internacional do Arroz e as perspectivas de mercado para o setor a médio e longo prazos.
O presidente do Irga, Pery Sperotto Coelho, destaca que o nível dos conferencistas é um dos fatores que está atraindo muitos interessados em participar do evento. São pessoas com grande conhecimento técnico sobre o setor, em nível mundial, cujas informações nos permitirão estabelecer um cenário futuro real ou muito próximo da realidade para a orizicultura, frisou. Ainda segundo o presidente do Irga, é muito boa a procura por inscrições para os congressos.