Conselho cria a Fundação Irga
Fundação terá o papel de fortalecer as pesquisas da instituição com a captação de recursos para pesquisa e fornecimento de meios para evolução das tecnologias para a lavoura de arroz.
Com a presença de 80% dos conselheiros, a reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Irga criou nesta quarta-feira a Fundação de Apoio e Desenvolvimento de Pesquisas do Irga. O Presidente da autarquia, Pery Sperotto Coelho e os diretores fizeram, também, uma avaliação do Projeto Arroz RS, que tem na fase atual priorizado o aumento do consumo de arroz.
O destaque da reunião foi a apresentação do projeto de estatuto para a criação da Fundação Irga, entidade de direito privado voltada para o apoio e desenvolvimento de pesquisas da Instituição. O advogado Luis Vicente Dutra, falou ainda sobre a estrutura das fundações.
A Fundação tornará mais ágil e flexível o apoio a pesquisa, com projetos específicos por meio de contratos e convênios. Assim, a Fundação terá competência de instituir bolsas de estudo e de investigação científica para o aprimoramento de recursos humanos integrantes de seu quadro funcional e de servidores do Irga. O projeto Fundação Irga foi criado e aprovado por unanimidade pelos conselheiros da Autarquia.
Ainda ontem, o diretor comercial Rubens Silveira, demonstrou aos conselheiros o cenário para a safra de arroz deste ano. Em pauta as reivindicações do setor para a comercialização no início da colheita, que prevê recursos para Aquisições e Empréstimos do Governo Federal e outras medidas visando capitalizar novamente os produtores. O Presidente do Irga irá expor as reivindicações, na próxima semana ao Ministério da Agricultura, em Brasília.