Consumo do arroz será tema na Expodireto
Durante o evento, haverá degustação de pratos à base de arroz .
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) aproveitará a concentração de público durante a Expodireto Cotrijal 2006, em Não-Me-Toque, para divulgar a campanha de aumento de consumo, lançada no final do ano passado.
Durante o evento, haverá degustação de pratos à base de arroz numa cozinha itinerante que funcionará num trailer dentro do parque da cooperativa de Não-Me-Toque. Estão previstas duas rodadas diárias, às 11h e às 16h. Além disso, a equipe do Irga demonstrará trabalhos da autarquia.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o consumo do grão de 1987 a 2003 teve queda de 17,8%. Com a ofensiva nacional, o Irga pretende elevar a demanda em 1 kg/habitante/ano no país.
Segundo o presidente do Irga, Pery Coelho, a mudança dos hábitos alimentares da sociedade, a maior inserção da mulher no mercado de trabalho e mitos como que o cereal engorda são fatores determinantes para a diminuição do consumo. A estratégia de marketing inclui comerciais, anúncios, folders e adesivos, ressaltando as qualidades funcionais e nutricionais do arroz.