Cooperativa ajuda agricultor ter lucro com produção de arroz

Assentado gaúcho produz 80 sacas de arroz orgânico por hectare.

“Eu sempre trabalhei com agricultura”, menciona Osmar Bedende, assentado pelo Incra no ano de 1999 no assentamento Viamão, localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS). O sustento dele e da família vem da safra de arroz e da horta, ambos cultivados de forma orgânica. O arroz é certificado como orgânico e ocupa 14 hectares e, na última colheita em março deste ano, teve rendimento de cerca de 80 sacas por hectare.

Repassado para a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap) e Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados de Nova Santa Rita Ltda (Coopan), a venda do arroz gerou lucro de R$ 10 mil para a família.

A horta, de um hectare e meio, de hortigranjeiros, tem cinco tipos de alface, quatro variedades de tomate, rúcula, espinafre, beterraba, couve, brócolis, chicória, almeirão, radite, mostarda, ervilha, cebolinha, salsa, pimentão, berinjela e moranga. Morango, melancia e cáqui, além de laranja e bergamota são as frutas fornecidas pelo agricultor para dois programas federais e feiras.

A produção da horta é comercializada, além de duas feiras na capital gaúcha, pelos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae).

PAA e Pnae

Para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Osmar entrega diretamente arroz, mel e hortifrutigranjeiros para duas creches do município e nove instituições beneficentes de Porto Alegre. “Com a alimentação escolar tenho dois contratos e entrego todas as segundas-feiras produtos para duas escolas estaduais – uma situada em Gravataí e outra em Viamão”, revela.

Renda extra

Osmar Bedende também participa de duas feiras semanais, na capital: uma no Centro Administrativo do estado e outra no campus central da Universidade Federal do RS (UFRGS). “Há três anos sou fornecedor de hortigranjeiros para um centro budista e entrego, ainda, para um restaurante em Viamão”, conta. Pela internet, ele também conquistou clientes cativos: “Eles mandam os pedidos e eu entrego as cestas”, comemora Bedende.

Evolução econômica

“Cheguei no assentamento com três panelas e um colchão de solteiro”, lembra o agricultor, casado com Lucia Marlei Rodrigues e três filhos. Os enteados Jonathan, 20 anos, e Deivid,15. E a filha do casal, Dandara, de 11 anos.

Com faturamento mensal de cerca de R$ 4 mil, Bedende comenta que atualmente a família tem três motos e dois carros – um Palio de 2003 e a caminhonete Pampa de 1988 – utilizada na entrega dos produtos. Um microtrator ajuda no plantio.

Natural do município de Itatiba do Sul (RS), o assentado é filho de agricultor que criou 11 filhos em 15 hectares. “Meu pai está com 80 anos e até hoje trabalha com a agricultura”, comenta orgulhoso.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter