Cooperativa de Alegrete (RS) vai exportar 20 mil sacos de arroz
Caal acredita que é preciso abrir caminho para as exportações de arroz para estabilizar o mercado interno.
A Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda (Caal) vai exportar 20 mil sacos de arroz, dentro das cotas de exportação do produto já estabelecidas. A campanha para a formação das cotas visando o preenchimento das cargas para as vendas ao exterior está sendo desencadeada pelo Irga, Farsul, Federarroz e Fearroz, e disseminada nos municípios produtores de arroz.
Com um jejum de 27 anos sem exportar o produto, o Brasil pretende aproveitar o fato de os preços no mercado externo estarem equiparados ao mercado interno para escoar o excedente desta safra. A retomada histórica para a exportação de arroz tem como objetivo aproveitar a oportunidade de mercado, criando um clima voltado para o comércio externo do grão.
Em Alegrete são plantados 48 mil hectares de arroz e a cota determinada pelo Irga para o município é de 24 mil sacos. A Caal está disponibilizando 20 mil sacos para a exportação, cumprindo a cota de seus associados, sendo a maior parcela do município.
Buscando facilitar aos produtores a participação no mercado externo, a cooperativa está se encarregando de todos os trâmites burocráticos que envolvem a exportação, inclusive o armazenamento do produto, que posteriormente será encaminhado ao porto de Rio Grande. A direção da Caal explicou que a iniciativa visa agilizar a exportação, assegurando a oportunidade que está sendo vislumbrada no mercado externo.


