Cooperja inaugura Unidade de Beneficiamento de Sementes no RS

 Cooperja inaugura Unidade de Beneficiamento de Sementes no RS

(Por Aline Somariva) A Cooperja inaugurou na quinta-feira (26) uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) em Santo Antônio da Patrulha/RS. Presidente Vanir Zanatta e o vice Antônio Moacir De Noni recepcionaram os associados/sementeiros, empresas parcerias e as autoridades presentes: Prefeito Municipal, Rodrigo Massulo, Analista de Projetos do BRDE, Mauro Aguiar, Presidente da Federarroz Alexandre Velho, Diretor de Varejo da Cooperja Diego Paganini, Gerente da UBS, Celito Mezzari, Sub gerente da unidade Nara Lucia dos Santos, e demais autoridades membros dos conselhos administrativos e fiscais da cooperativa e colaboradores.

Com a palavra o prefeito falou do carinho que a cidade de Santo Antônio tem pela Cooperja. “Nos orgulha muito ter a Cooperja em nosso município. Agradecemos a Cooperativa por ter acreditado em nossa cidade desde a inauguração de sua indústria, há quase 23 anos, e agora com mais esta unidade. O Poder Municipal está de portas abertas para Cooperja e para os produtores. Posso dizer que Santo Antônio da Patrulha, assim como Jacinto Machado, é terra da Cooperja”, agradece Massulo.

Sementes de qualidade

A primeira etapa da obra conta com mais de 4.400m² de área construída, e está localizado dentro de uma área de mais de 90.000m². Investimentos no que há de melhor em seleção eletrônica com uso da inteligência artificial, com unidades de armazenagem especial, com termometria digital, para o controle da temperatura interna. Também contamos com laboratório interno de qualidade e centro de tratamento de sementes industrial (TSI).

A Cooperja entende que sementes se produz no campo, entretanto é fundamental ser selecionada com tecnologia e dedicação. Além da moderna indústria no Estado gaúcho, a cooperativa conta com uma Unidade de Beneficiamento de Sementes completa e moderna em Jacinto Machado/SC, onde possui um rigoroso controle do processo produtivo, desde a produção, o beneficiamento, a certificação de sementes e comercialização para que toda a qualidade das sementes produzidas no campo chegue no produtor final.

Célito Mezzari Gerente da UBS falou de todos os processos de seleção dos grãos e todos os prêmios conquistados em selos de qualidades. “Levar esta qualidade ao campo só é possível com uma equipe, comprometida e dedicada. Produzir as melhores sementes, e que elas contribuam para formar as melhores lavoras, com stand de plantas, vigor e com elevado potencial produtivo, é nosso objetivo”, destaca Mezzari.

Setor de sementes da Cooperja conta com mais de 1200 hectares de área de produção de sementes e a parceria de 50 produtores associados cooperantes. Multiplicamos mais de 20 cultivares de arroz e soja, com a parceria de mais de seis empresas obtentoras de genética e tecnologia. Ao todo são comercializadas mais de 5 mil toneladas de sementes, com potencial para plantar mais de 50 mil hectares.

Para o presidente Vanir Zanatta, toda conquista merece ser comemorada. “Estamos felizes por conseguir entregar mais essa obra. Queremos, e vamos entregar produtos de excelente qualidade aos nossos associados e clientes, pois temos máquinas e equipamentos de última geração, somados aos profissionais que acompanham todo processo e usando os melhores produtos de nossos parceiros, certamente o resultado será muito positivo”, destaca Zanatta.

E continua falando da importância em investir com segurança, “Somos o que plantamos, é assim em nossas vidas e também nas plantas. Se começamos bem uma lavoura, usando todos os recursos disponíveis, iremos colher um produto de qualidade e com rendimento. É nisso que precisamos focar, quando iniciamos um investimento. E as lavouras são investimentos”.

As sementes da Cooperja são bicampeãs na conquista do Selo SeedCare da Syngenta. Sendo a única empresa no Brasil conquistar este selo para a cultura do arroz.

Outro grande reconhecimento é a conquista do selo Seed Solutions da Basf. Sendo a primeira Cooperativa a conquistar este selo para cultura do arroz no Brasil.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter