Cooperja participa do 3º dia de campo da cultura da soja
(Aline Somariva, Cooperja) Com objetivo de transferir informações sobre a cultura da soja para o produtor, com foco no aumento da produtividade, reduzindo assim o custo da produção, foi realizado no último sábado(19), o 3º dia de campo na propriedade dos associados da família Munari, na comunidade de Pirataba/RS.
O evento aconteceu em parceria com a Cooperja, equipe FieldCrops, Fecoagro, Instituto Federal Catarinense, Universidade Federal de Santa Maria e Agropecuária Munari e reuniu cerca de 100 pessoas, entre produtores e técnicos do setor, e foi dividido em seis estações sendo elas: posicionamento de cultivares e sementes Cooperja; diversificação do sistema de produção de arroz com soja e milho; a melhor cultivar de soja e colheita de luz em soja; manejo de soja visando altas produtividades; exigências nutricionais da soja com gestão das adubações para altas produtividades.
Segundo Alencar Zanon da equipe Field Crops e professor da UFSM no encontro foi falado sobre cultivares de soja, manejo e o foco foi mostrar o que precisa ter em uma lavoura de alta produtividade. Foram avaliadas várias características da planta, e a própria família Munari pode relatar que fazer experimento dentro da lavoura faz toda diferença e permite escolher a cultivar que apresentou melhores resultados.
Para o engenheiro agrônomo da Cooperja, Bruno Cechinel foi uma grande satisfação em poder repassar conhecimento aos participantes. A busca por novas tecnologias é constante. “Esta é a terceira edição do evento e a cada ano vimos mais produtores interessados em aprender mais sobre a cultura da soja. Encontramos na cultura da soja um grande potencial, uma opção de renda, e rotação da cultura com o arroz”, destaca Cechinel.