Cooplantio mostrará a visão futura do agronegócio
Cultura do arroz é um dos destaques na programação do evento.
A Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio) promoverá nos próximos dias 14, 15 e 16 em Gramado (RS) um seminário com o tema “Visão futura do agronegócio”. O objetivo do evento á passar informações aos produtores na busca de agregar valor ao que é produzido. Este será o 19º Seminário Cooplantio. As palestras dos três dias visam aprimorar os processos produtivos, administrativos e comerciais do agronegócio.
A cultura de arroz é um dos destaques do seminário, que também abordará técnicas de cultivo de soja, milho, trigo, hortigranjeiros e pastagens. Segundo o presidente da Cooplantio, Daltro Benvenuti, o agronegócio brasileiro vem se destacando perante o mundo pela sua grande competitividade. “Não somente influenciado pelos excelentes recursos naturais, a competência de nossos produtores tem garantido ao setor primário altos índices de produtividade e grande força para negociações no mercado internacional”, avalia.
O 19º Seminário Cooplantio colocará em debate assuntos que têm impactado nas decisões estratégicas dos empreendedores rurais. Em destaque estão as discussões sobre a política de subsídios internacionais, o crescimento econômico brasileiro, os avanços da tecnologia, as novidades da pesquisa agrícola, a questão ambiental nas culturas de arroz e soja, a influência da gestão administrativa na produção e a participação do agronegócio nos mercados internacionais.
O Projeto 10 do Instituto Rio Grandense do Arroz, proposta que visa garantir uma produtividade média de 10 mil quilos de arroz por hectare cultivado, será apresentado pelo agrônomo Valmir Menezes, mestre em Fitotecnia pela UFRGS, pesquisador em plantas daninhas e diretor da equipe de fitotecnia do Irga. Menezes apresentará os primeiro resultados do Projeto 10, que na safra passada garantiu um incremento de 30% na produtividade das lavouras incluídas no sistema.
Ainda na cultura do arroz, serão abordados temas como as doenças deste cereal e estratégias de tratamento de sementes para controlar insetos e pragas. A palestra sobre as doenças do arroz serão com Ricardo Balardin, PhD em Fitopatologia e professor da Universidade Federal de Santa Maria e dos programas de pós-graduação em Agronomia e Engenharia Agrícola. O tratamento de sementes será abordado pelo agrônomo José Francisco Martins, chefe adjunto de comunicação e negócios da Embrapa Arroz e Feijão.
A retomada da exportação de arroz brasileiro também está na pauta do 19º Seminário Cooplantio. O palestrante será Marco Aurélio Tavares, administrador de empresas, diretor de mercado da Federarroz, presidente da Associação de Arrozeiros de Santo Antônio da Patrulha e colunista da Revista Planeta Arroz. Tavares falará sobre a situação da orizicultura e o cenário de mercado. O Brasil deverá exportar este ano cerca de 100 mil toneladas de arroz.
Os interessados em participar do seminário devem confirmar a participação com o pagamento da inscrição, que é de R$ 120,00 para os associados da Cooplantio e de R$ 300,00 para os não-sócios. A inscrição pode ser feita também através do site da cooperativa, no endereço www.cooplantio.com.br. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3211-3631.


