Cortes na lista de importações dos EUA não prejudicam exportações da Tailândia

Incidência maior seria no arroz parboilizado.

Quaisquer cortes nos benefícios comerciais dos Estados Unidos para seis categorias de produtos de arroz afetariam apenas ligeiramente as exportações da Tailândia, de acordo com uma autoridade comercial sênior e um exportador de arroz.

Keerati Rushchano, diretor-geral do Departamento de Comércio Exterior, disse que se Washington decidir remover esses produtos do programa Sistema de Preferências Generalizadas (SGP), o impacto será limitado.

Ele estava reagindo a um relatório de que o Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) está revendo petições envolvendo a remoção de seis produtos de arroz, incluindo oparboilizado, do programa de preferências comerciais para os países em desenvolvimento.

Segundo o relatório, o USTR também está analisando petições da Society of American Florists para restaurar a elegibilidade do SPG para rosas recém-cortadas em quatro categorias.

Keerati disse que a Tailândia exporta arroz "estufado" para os EUA no âmbito do programa SPG, mas responde por 1% do total das exportações de produtos do grão. Se a elegibilidade ao SPG for removida, o impacto será marginal, com uma taxa tarifária de 11,2%.

Boas negociações futuras

"O departamento discutiu o assunto com exportadores de arroz que acreditam que os impactos serão limitados. Cerca de 90% das exportações tailandesas de arroz para os EUA incluem variedades aromáticas, e o parboilizado apenas 1%.

"E de acordo com os exportadores, a tarifa de 11,2% não é muito alta", afirmou o dirigente. Segundo ele, a Tailândia também pediu ao USTR para restaurar a elegibilidade ao SPG para outros 23 produtos tailandeses, incluindo , mamão processado e milho doce processado. A decisão deve ser finalizada em novembro, acrescentou.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter