Cotações caem na Ásia pela 6ª semana sob fraca demanda

 Cotações caem na Ásia pela 6ª semana sob fraca demanda

Nova safra da Ásia aumentará pressão sobre os preços locais

Chegada de nova safra e mercado global bastante travado interferem nos preços.

Os preços de exportação do arroz caíram pela sexta semana consecutiva na Tailândia, com a oferta de novos produtos esperada para reduzir ainda mais as cotações este mês, já que a demanda global reprimida prejudicou as exportações da maioria dos centros asiáticos.

Os preços de referência do arroz com 5% de quebrados, RI-THBKN5-P1, da Tailândia caíram ligeiramente para $ 470- $ 475 por tonelada de $ 472- $ 477 na semana passada, com traders atribuindo a ligeira queda à flutuação no câmbio em meio à demanda relativamente estável.

“Ainda há espaço para os preços caírem porque o volume da colheita deve ser maior no final do mês”, afirmou um trader de Bangkok.

Na Índia, principal exportador, os preços permaneceram estáveis ​​devido à desaceleração da demanda, após um aumento nas exportações nos últimos meses.

Os preços da variedade parboilizada 5% quebrada RI-INBKN5-P1 permaneceram inalterados em relação à semana passada, em torno de US $ 376 – $ 382 por tonelada.

“Não pudemos baixar os preços, apesar da ampla safra devido à valorização da rupia”, disse um exportador baseado em Kakinada, no estado de Andhra Pradesh, no sul.

No entanto, as exportações de arroz da Índia em 2020 podem aumentar em quase 42% em relação ao ano anterior, para um recorde de 14 milhões de toneladas, devido à redução nos embarques de exportadores rivais, disseram autoridades da indústria nesta semana.

No Vietnã, as taxas do arroz quebrado 5% RI-VNBKN5-P1 foram cotadas a US $ 470 a tonelada contra US $ 460- $ 480 na semana passada, já que a demanda das Filipinas permaneceu fraca.

“Vimos alguns compradores das Filipinas demonstrando interesse, mas a maioria deles acabou apenas verificando os preços”, explicou um trader da cidade de Ho Chi Minh.

Enquanto isso, os preços domésticos do arroz continuaram subindo em Bangladesh, o que as autoridades atribuíram ao entesouramento por intermediários, apesar da decisão do governo de fixar os preços no atacado do grão básico para o país.

Ação severa será tomada contra aqueles que estão acumulando arroz para criar uma crise artificial e obter lucros inesperados, disse o ministro da Alimentação, Sadhan Chandra Majumder. (Com informações da Reuters).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter