Cotações da Ásia caem com a chegada das novas safras
(Por Planeta Arroz*) Os preços de exportação do arroz caíram nos principais centros asiáticos na semana que passou, com as cotações na Tailândia atingindo o nível mais baixo em 19 meses e no Vietnã caindo para o menor valor desde julho do ano passado, pressionados pela chegada da nova safra.
“Os suprimentos domésticos estão aumentando à medida que os agricultores nas províncias do Delta do Mekong começaram a colher sua safra de verão e outono”, disse um trader da província de An Giang, no Vietnã.
As referências do arroz longo fino, 5% quebrados <RI-VNBKN5-P1> do país caíram para uma faixa de $ 465 – $ 470 por tonelada na quinta-feira passada, depois de marcarem $ 470 – $ 475 uma semana antes.
“Os importadores de arroz reduziram as compras do Vietnã por causa do alto custo de transporte que eles têm que arcar”, acrescentou o trader.
Negociantes internacionais revelaram que as vendas domésticas de arroz também estão lentas por causa das restrições causadas ao movimento pelo coronavírus.
O longo-fino parboilizado com 5% de quebrados da Índia, principal exportador mundial <RI-INBKN5-P1>, ficou estável em $ 367 – $ 371 por tonelada esta semana, mantendo um nível baixo em mais de sete meses, já que o plantio da safra semeada no verão ganhou ritmo na maior parte do país com as chuvas de monções.
“O plantio de arroz ganhou ritmo no leste da Índia. Vai aumentar em outras partes do país também a partir da próxima semana”, disse um exportador baseado em Kakinada, no estado de Andhra Pradesh, no sul indiano.
Os preços do arroz longo fino com 5% quebrados <RI-THBKN5-P1> da Tailândia aumentaram ligeiramente para $ 410 – $ 425 por tonelada na quinta-feira, de $ 420 – $ 422 por tonelada uma semana atrás.
Traders de Bangkok disseram que a demanda internacional está fraca, e uma desvalorização do baht tailandês em relação ao dólar norte-americano resultou em cotações de preços mais baixas esta semana após a conversão da moeda.
“As exportações de arroz tailandês estão adormecidas, o pior desempenho que vi em décadas”, disse um trader.
Bangladesh importou 1,3 milhão de toneladas de arroz no ano fiscal de 2020-21 encerrado em junho, de acordo com o Ministério da Alimentação, o maior desde 2017-18, quando o país comprou um recorde de 3,8 milhões de toneladas. (Com agências internacionais)