Demanda e câmbio elevam cotações do arroz na Ásia, exceto Vietnã
(Por Planeta Arroz*) As cotações de exportação de arroz indiano atingiram seu nível mais alto em três meses e meio nesta semana com uma rúpia mais forte e baixos fornecimentos, enquanto as taxas do Vietnã caíram devido a ofertas mais baratas de outros centros asiáticos. A variedade parboilizada com 5% de quebrados da Índia, maior exportador mundial <RI-INBKN5-P1>, foi cotada a US $ 363 a US $ 367 por tonelada esta semana, ante US $ 362 para US $ 365 na semana passada. Os preços subiram por três semanas consecutivas.
“Os suprimentos da nova temporada ainda são limitados. Mas, podem aumentar no mês que vem e ajudar a derrubar os preços locais”, disse um exportador baseado em Kakinada, no estado de Andhra Pradesh, sul da Índia. Cortando os retornos das vendas no exterior para os comerciantes do maior exportador mundial de alimentos básicos, a rúpia estava sendo negociada em uma semana de alta.
No vizinho Bangladesh, os preços domésticos do arroz permaneceram altos, apesar das safras recordes de verão e das pesadas importações. “Um grande volume de arroz está sendo importado principalmente da Índia por meio de portos terrestres. Mas os preços ainda estão altos. O governo deve remover a tarifa de importação”, disse um trader de Dhaka.
Enquanto isso, o arroz com 5% quebrados <RI-VNBKN5-P1> do Vietnã caiu para $ 425- $ 430 por tonelada na quinta-feira de $ 430- $ 435 uma semana antes. “Os preços caíram devido aos preços competitivos do arroz oferecidos por outros produtores, incluindo Tailândia e Índia”, comentou um trader da cidade de Ho Chi Minh.
Dados preliminares de embarque mostraram 321.555 toneladas de arroz no porto da cidade de Ho Chi Minh em outubro, com a maior parte do arroz indo para as Filipinas, África e Cuba. “Esperamos que as exportações aumentem durante o resto do ano com o aumento da demanda, especialmente dos importadores asiáticos”, disse outro negociante da cidade.
Na Tailândia, os preços do arroz 5% quebrados <RI-THBKN5-P1> foram cotados entre $ 385 e $ 406 por tonelada na quinta-feira, em comparação com $ 385 a $ 390 por tonelada na semana passada. Houve mais consultas por parte dos compradores, mas os preços mudaram apenas devido às taxas de câmbio, disse um trader de Bangkok, acrescentando que os exportadores de arroz continuam preocupados com os altos custos de envio. (*Com agências internacionais)