Cotações do Vietnã aumentam à máxima de nove anos com forte demanda

Ásia teve cotações fortalecidas esta semana com fator cambial e a logística interferindo no mercado e demanda fortalecida no continente.

Cotações do Vietnã aumentam à máxima de nove anos com forte demanda
Os preços de exportação de arroz do Vietnã atingiram uma alta referencial de mais de nove anos esta semana, com novos pedidos chegando, enquanto as taxas da variedade indiana (parbo) mantiveram-se perto do pico alcançado em um mês com a demanda crescente de compradores em outros países asiáticos e na África.

Os preços do arroz com 5% de quebrados <RI-VNBKN5-P1> do Vietnã subiram para $ 515- $ 520 por tonelada na quinta-feira, a maior valorização referencial desde dezembro de 2011, de $ 510- $ 515 na semana passada.

"A demanda está aumentando e estamos vendo mais navios atracando no porto da cidade de Ho Chi Minh para carregamentos", informou um trader, acrescentando que: "os preços devem permanecer altos, já que a demanda global pelo grão ainda é forte em meio à pandemia do coronavírus." As dificuldades de logística da Índia, que firmaram os preços altos também naquela origem, ajudaram a aumentar a demanda no mercado vietnamita.

Agentes de negócios internacionais informaram na quarta-feira que a Vietnam Southern Food Corp ganhou um contrato para exportar 50 mil toneladas de arroz 5% de quebrados para Bangladesh, que é tradicionalmente o terceiro maior produtor de arroz do mundo, mas passou a importar após repetidas enchentes que frustraram suas safras e reduziram seus estoques.

Um funcionário do ministério de alimentos em Bangladesh disse que o país aprovou a compra de 100 mil toneladas de arroz, 50 mil toneladas, cada um, da Índia e do Vietnã.
No maior exportador de arroz do mundo, a Índia, os preços da variedade parboilizada, 5% quebrados, <RI-INBKN5-P1> permaneceram inalterados em seus maiores níveis desde meados de fevereiro, em $ 398 – $ 403 por tonelada.

"Os compradores aumentaram as compras para os embarques de abril e maio", assegurou um exportador baseado em Kakinada, no estado de Andhra Pradesh, ressaltando os sérios problemas de logística e a alta dos custos de frete e logística que começam a ser apresentados diante da forte demanda.

O agribenchmark do arroz branco indica o tailandês com 5% de quebrados <RI-THBKN5-P1> oferecido entre US $ 500 – $ 518 a tonelada, contra US $ 505- $ 513 na semana passada.
Alguns comerciantes atribuíram a mudança de preço a uma flutuação na taxa de câmbio neste país. O baht, moeda local, voltou a desvalorizar caiu 2,9% em relação ao dólar americano desde o início do mês.

Outros agentes de negócios, que cotaram preços mais altos do que na quinta-feira passada, disseram que as taxas de exportação refletiram um aumento nos preços domésticos, que atribuíram às preocupações com a oferta doméstica mais apertada em antecipação à seca.
"Fortaleceram-se as notícias de que pode haver menos oferta este ano na Tailândia, então os estoques foram reprecificados, ou seja, aumentaram os preços domésticos", assegurou um trader de Bangkok.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter