Cozinha Experimental do Irga será em Cachoeirinha
Cozinha Experimental é uma unidade de pesquisa criada para desenvolver preparações culinárias a base de arroz e derivados.
Um antigo laboratório na Estação Experimental do Arroz em Cachoeirinha será o local das novas instalações da Cozinha Experimental do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (22) e a obra de restauração já foi incluída no orçamento do próximo ano.
A Cozinha Experimental é uma unidade de pesquisa criada para desenvolver preparações culinárias a base de arroz e derivados. Ela funciona provisoriamente na sede da autarquia e proporciona aos funcionários e convidados degustação de produtos com o cereal. Durante os experimentos, é verificado o grau de aceitabilidade, comparação do custo com similares produzidos com trigo e o cálculo nutricional. A partir dos resultados são desenvolvidas receitas com o grão.
Como proposta, o projeto prevê cursos e palestras de culinária para familiares de produtores, treinamento de merendeiras, cozinheiras de empresas de refeições coletivas e de restaurantes de alta gastronomia. Segundo o presidente do Irga, Maurício Fischer, a idéia é propor alternativas para o consumo e melhorar a renda do produtor.
– Os arrozeiros estão enfrentando uma grave crise e a Cozinha se junta a todos os trabalhos realizados pelo Irga na busca de melhores condições aos trabalhadores rurais – frisou Fischer.
A farinha de arroz é o carro-chefe da cozinha. Poucas pessoas conhecem ou já utilizaram este derivado que, além de ser mais nutritivo que a similar de trigo, pode ser consumida por celíacos, intolerantes ao glúten. A nutricionista do Irga, Angélica Magalhães, explica que a farinha é utilizável em pães, biscoitos e macarrões.
O projeto é integrante da Campanha para Aumentar o Consumo, lançada no final do ano passado pelo Governo do Estado. Com foco na qualidade nutricional e funcional do arroz, a Campanha estimulou os pesquisadores do Instituto a desenvolverem o projeto da Cozinha Experimental. A realização é resultado de parceria entre a autarquia e o Centro de Estudos em Agronegócios da UFRGS CEPAN.