Crise Rússia-Ucrânia: Tailândia procura outros mercados para exportar arroz
(Planeta Arroz *) A Tailândia pretende exportar 7 milhões de toneladas de arroz este ano, enquanto a Associação de Exportadores de Arroz do país (TREA) disse estar otimista com a meta, citando os mercados do Oriente Médio como um dos principais parceiros comerciais do reino asiático. De acordo com a TREA, o conflito entre Rússia e Ucrânia ainda não impactou as exportações de arroz para os dois países. As exportações para Rússia e Ucrânia no ano passado foram registradas em 6 mil e 2 mil toneladas, respectivamente.
A associação, no entanto, reconheceu que a disputa pode afetar indiretamente o setor, já que a Rússia é o maior exportador mundial de trigo. Se a Rússia for proibida de exportar trigo, o preço do trigo e de outros produtos relacionados provavelmente aumentará.
Segundo a associação, o transporte marítimo para países europeus e africanos não será afetado pelo conflito no Mar Negro.
O Departamento de Comércio Exterior disse que o governo tailandês também está trabalhando para aumentar os canais de distribuição, apesar da situação atual do COVID-19. As autoridades entraram em contato com os principais importadores da China, Hong Kong, Japão, Filipinas, Malásia e Cingapura para pesquisar a demanda do mercado nesses países.
Além disso, o governo vem trabalhando com outros grandes exportadores de arroz do mundo, como o Vietnã, para trocar informações e ajudar a resolver juntos os problemas do setor. (*Com NNT)