Cuba vai estender produção de arroz com técnica vietnamita

A cooperação bilateral nesse sentido teve início em 2002, primeiro na província de Gramma, no oriente do país, e depois em outros territórios.

Cuba projeta estender a 40 mil hectares a utilização de técnicas vietnamitas para produção de arroz. O projeto faz parte de um programa de cooperação com o Vietnã, e terá continuidade devido aos resultados positivos da experiência, segundo o especialista do Ministério da Agricultura.

Roberto Cabello, da subdireção de produção do Grupo Agroindustrial arrozeiro do ministério, disse à Prensa Latina que estão analisando a possibilidade de iniciar uma nova fase do projeto de trabalho conjunto nessa esfera.

É uma colaboração que transitou por três etapas destinadas ao desenvolvimento do cultivo do cereal em Cuba com a participação da assistência técnica da nação asiática.

Segundo Cabello, está sendo analisado o início de uma quarta fase do projeto, que abrangeria 40 mil hectares dedicados ao cultivo de arroz.

A cooperação bilateral nesse sentido teve início em 2002, primeiro na província de Gramma, no oriente do país, e depois em outros territórios.

Com o nome Arroz Popular e Familiar, o programa registra, até a data, resultados concretos nas áreas de demonstração, assessoramento e produção, segundo Bui Van Duong, chefe da missão vietnamita deste projeto.

Em um encontro internacional de arroz realizado em Cuba recentemente, Duong explicou que esta colaboração apoia o sistema existente para obtenção de sementes e organiza e impulsiona a produção especializada da gramínea.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter