Cultivares de arroz serão lançadas em Camaquã
Lançamento oficial da BRS Sinuelo CL, variedade destacada pelo combate ao arroz vermelho, ocorrerá durante a 21° Abertura Oficial da Colheita do Arroz .
A Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) vai lançar as variedades de arroz BRS Sinuelo CL e BRS Pampa nesta semana durante a 21° Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Camaquã/RS – 130 km ao sul de Porto Alegre. A primeira destaca-se pelo combate à praga do arroz vermelho, enquanto a segunda é conhecida pela qualidade e produtividade dos grãos. O evento começa na quinta-feira – 24 de fevereiro – e vai até o sábado.
A BRS Sinuelo CL será uma das grandes inovações do segmento do arroz irrigado para a safra 2011-2012. Desenvolvida em parceria com a empresa química BASF, o produto possui ciclo médio e foi desenvolvido para o sistema Clearfield®, resistente ao herbicida Only, demonstrando sucesso no combate ao arroz vermelho.
Já o BRS Pampa é uma cultivar tradicional, que tem como destaque a qualidade dos grãos e a sanidade das plantas. O lançamento dos produtos será feito na quinta-feira, às 18h45, pelo pesquisador Ariano Magalhães Jr.
Além do lançamento das novas variedades, a Embrapa vai levar para o evento unidades demonstrativas – espécies de canteiros de exibição de variedades – das duas cultivares que serão lançadas e do BRS CIRAD 302, primeiro híbrido de arroz irrigado desenvolvido pela Empresa, em parceria com o Cirad da França, recomendado para o cultivo no Rio Grande do Sul.
Um estande institucional será montado com materiais informativos, o zootecnista Jorge Schafhauser Júnior vai apresentar uma palestra sobre o uso de arroz na alimentação animal e a Unidade vai participar da cerimônia de premiação organizada pelos realizadores do evento – Federarroz e Associação dos Arrozeiros de Camaquã. O pesquisador José Alberto Petrini vai receber o troféu de “Cientista do Arroz de 2011”.
“Esperamos que, através do lançamento das duas novas cultivares, a Embrapa venha a preencher lacunas do setor produtivo da lavoura arrozeira dentro das expectativas do segmento”, comenta Petrini.