Cultivo de arroz irrigado é tema de workshop em Campo Grande
Os eventos contam com a participação da Embrapa, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Associação de Produtores de Arroz Irrigado do Estado (Apai/MS) entre outros.
A técnica para o cultivo de arroz irrigado em Mato Grosso do Sul e o desenvolvimento da cadeia produtiva da orizicultura serão debatidos e apresentados nos dias 29 e 30 de maio, na sede da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), em Campo Grande/MS.
No dia 29, acontece a Reunião Técnica: Atualização das informações Técnicas para a Cultura do Arroz Irrigado no Mato Grosso do Sul. No dia 30, o Workshop Diretrizes para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do arroz traz palestra sobre a orizicultura no país e no Estado.
Os eventos contam com a participação da Embrapa, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Associação de Produtores de Arroz Irrigado do Estado (Apai/MS), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e Sindicatos Rurais de MS.
Produção
Mato Grosso do Sul tem hoje uma área de 16.577 hectares destinados ao cultivo de arroz. A safra 2011/2012 teve produção de 106,2 mil toneladas do grão, com uma produtividade de 6.408 kg/hectare. Os principais municípios produtores do grão são Dourados, Douradina, Itaporã, Miranda e Rio Brilhante.
PROGRAMAÇÃO WORKSHOP
9h – Abertura
9h30 – Panorama da Orizicultura Nacional – Carlos Magri – Embrapa Arroz e Feijão
10h – Situação Atual e Potencialidades da Orizicultura em Mato Grosso do Sul – Lucas Galvan – Famasul
10h30 – Coffee-Break
10h50 – Apresentação do Grupo de Trabalho sobre a Política Fiscal e Tributária em MS
12h – Almoço
13h30 – Apresentação do Grupo de Trabalho sobre Orizicultura e Meio Ambiente
15h – Validação e Encaminhamento das Propostas Apresentadas
16h – Encerramento
Fonte: Famasul