Cultura está com evolução satisfatória no RS

A colheita tem se mostrado mais rápida na Fronteira Oeste, onde o calor e a insolação favorecem o processo de retirada da produção das lavouras dessa região.

Conforme dados da Emater-RS, a cultura de arroz evolui de forma satisfatória, sem ocorrência de maiores percalços. Apenas casos pontuais de excesso de umidade devido às recentes chuvas têm impedido uma colheita mais célere, que nesta semana atinge 16% do total da área semeada nesta safra.

A colheita tem se mostrado mais rápida na Fronteira Oeste, onde o calor e a insolação favorecem o processo de retirada da produção das lavouras dessa região. Em relação ao Sul e em parte da Campanha, os trabalhos de colheita são executados de maneira mais lenta devido às chuvas mais frequentes. Nessas regiões as chuvas vieram acompanhadas por temperaturas mais baixas, fato que trouxe preocupação para os produtores que ainda têm lavouras em fase de floração.

A ocorrência de dias mais úmidos e com pouca insolação também favorece o aparecimento de doenças fúngicas, como brusone e mancha parda, fazendo com que os produtores redobrem a atenção no controle dessas doenças. Nas lavouras já colhidas, as produtividades obtidas têm ficado dentro do esperado, oscilando entre 7,5 e 8 mil quilos por hectare, com grãos apresentando bom rendimento no engenho.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter