Custeio será adiado, diz o ministro Rodrigues

As parcelas de julho e agosto do arroz poderão ser pagas em março e abril de 2006.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, confirmou ontem acordo com a área econômica do governo para adiar o vencimento das dívidas de custeio da safra 2004/05. As parcelas de julho e agosto do arroz poderão ser pagas em março e abril de 2006.

De acordo com Rodrigues, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fará uma reunião extraordinária ainda esta semana para ratificar o acordo. O assunto saiu da pauta do último encontro, para que outras regiões, como o Sul, se beneficiassem da medida inicialmente destinada apenas a Centro-Oeste e Bahia. Somadas, as duas parcelas do custeio do arroz gaúcho chegam a aproximadamente R$ 230 milhões, mas parte desse valor já foi paga. No Brasil, o total das parcelas prorrogadas é calculado em R$ 1,9 bilhão, incluindo dívidas de produtores de trigo, já beneficiados com a rolagem em junho.

Outra boa notícia recebida ontem pelos arrozeiros gaúchos foi o interesse da Nigéria no produto nacional. De acordo com o deputado federal Francisco Turra (PP), que participou da viagem ao país africano, cerca de 10 empresas estariam interessadas em importar arroz do Brasil.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter