Custos de produção serão atualizados pela primeira vez em Roraima
Cultivo do arroz é um dos analisados pelos técnicos da Companhia para indicação de custos médios de produção.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está mobilizando, em Boa Vista/RR, até sexta-feira (23), técnicos, pesquisadores e representantes de cooperativas e empresas do setor de grãos e de aves, para participarem de painéis de levantamento de custos de produção.
A medida, realizada pela primeira vez no estado, tem vista a atualização dos valores pagos pelos produtores locais que trabalham com a criação de frango de corte e o cultivo de soja, milho, feijão, arroz irrigado em nível empresarial e de agricultura familiar.
Os valores obtidos vão subsidiar propostas governamentais para ações da Política de Garantia de Preços Mínimos (Pgpm) e da política de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (Pgpaf).
Para a superintendente da Conab em Roraima, Zélia Holanda, "a obtenção dos custos oficiais do Governo viabiliza uma atuação mais propositiva da Companhia no estado, além de ser uma importante ferramenta para discussão de políticas públicas para esses setores".
Os cinco painéis para debater sobre os custos de produção estão divididos nos blocos: soja e milho empresarial; arroz irrigado; feijão; milho da agricultura familiar, e frango de corte.