D. Pedrito instala lavouras demonstrativas para a abertura da colheita

Entre os principais destaques deste espaço está o Projeto 10, desenvolvido há quatro anos e que já obteve resultados superiores a 10 mil quilos por hectare.

A instalação das parcelas das lavouras de arroz demonstrativas que serão apresentadas aos produtores e técnicos presentes à 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Dom Pedrito (RS), foi concluída na última semana. As inovações tecnológicas serão apresentadas numa área total de 32,5 hectares da Estância Guatambu, entre os dias 24 e 27 de fevereiro de 2005, durante o evento promovido pela Associação dos Agricultores de Dom Pedrito, que tem o apoio da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

Entre os principais destaques deste espaço está o Projeto 10, desenvolvido pela associação e o Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) há quatro anos e que já obteve resultados superiores a 10 mil quilos do cereal por hectare. O Projeto Marca, da Embrapa Clima Temperado, também é destacado, ocupando área de 10 hectares. Haverá também 23 canteiros demonstrativos de 10m x 20 m com diversos tipos de experimentos.

Os ensaios com usos diferenciados de uréia (época, doses e método de aplicação) ocuparão 3,7 hectares e mais 3,3 hectares serão destinados aos trabalhos da empresa RiceTec com o seu híbrido para o sistema Clearfield Tuno CL.

Participam da vitrine tecnológica da 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Dom Pedrito, o Irga, a Embrapa, RiceTec, Dow Agrosciences, Basf, FMC e a Bayer Seeds. Neste momento, segundo a engenheira agrônoma Raquel Pötter Guindani, da organização do evento, está concluída a fase de controle de invasoras na área e houve a aplicação de uréia.

O processo de irrigação está iniciando na área, que ganhou melhorias em infra-estrutura como uma nova estrada interna na lavoura e um canal de irrigação exclusivo para atender à vitrine tecnológica. “O stand e a uniformidade das plantas é muito bom e o público visitante terá muitas novidades e tecnologias interessantes para visualizar no evento”, explicou Raquel, que também é uma das responsáveis pelas lavouras da Estância Guatambu.

A área demonstrativa de novas tecnologias da Abertura da Colheita será aberta ao público no dia 24 de fevereiro de 2005. A Estância Guatambu localiza-se na BR 293, Km 263 (distante 12 km do município). Além disso, haverá visitas programadas para outras lavouras de Projeto 10 em Dom Pedrito (roteiros norte e sul). As demonstrações de máquinas, implementos e insumos, bem como as palestras e reuniões, serão realizadas no Parque de Exposições do Sindicato Rural.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter