Dambo exporta 42.000 toneladas de arroz para a Venezuela
(Por Hernán T. Zorrilla, Rurales El País) Nesta terça-feira, 30/11, partiu do porto de Montevidéu um navio com 35.000 toneladas de arroz em casca e 7.000 toneladas de arroz branco quebrado com destino à Venezuela. Essa produção foi extraída na última safra 2020-2021, que marcou rendimentos históricos para o cereal no país. Em tempos de complicações logísticas internacionais, a concretização de um negócio com estas características tem especial importância para o Uruguai.
Na terça-feira, 23 de novembro, por meio da empresa Damboriarena Escosteguy e dos armazéns portuários da TGM, o navio MV ANTAKIA-M começou a ser carregado com arroz com destino à Venezuela.
A meta final era carregar 42.000.000 kg de arroz, repartidos em 35.000 toneladas de arroz em casca e 7.000 toneladas de arroz branco partido, da excelente colheita gerada em terras uruguaias na safra 2020-2021, campanha que teve rendimentos recordes desde então. está registrado no Uruguai.
“Esse esforço do setor arrozeiro uruguaio, cuja cadeia produtiva é um exemplo de integração nas relações entre produtores, indústria, pesquisa e Poder Executivo, enfrenta sérias dificuldades”, disse Claudio Escosteguy, um dos dirigentes da empresa. Isso se deve à crise que o mundo atravessa na logística, principalmente no que diz respeito à carga marítima. A paralisia desses fluxos propulsores do comércio mundial em decorrência da pandemia levou a um aumento impressionante no valor do frete, “em alguns destinos até 5 vezes mais”, disse Escosteguy.
O carregamento deste navio, concluído nestes dias, vem do esforço produtivo de muitos arrozeiros uruguaios cujas fazendas se localizam principalmente no leste do país, com a colaboração do centro e do norte. Os armazéns deste grão estão distribuídos em Lapuente, Três Puentes e Minas de Corrales em Rivera, Río Branco, Rincón de Arriera e Estação Vargas em Cerro Largo, Rincón de Ramírez em Treinta y Tres e Lascano em Rocha.
Este negócio foi encerrado durante o mês de junho deste ano, mas devido aos problemas logísticos mencionados acima, a carga deste navio, cujo volume total foi transportado ao longo de toda a extensão das rotas uruguaias por 1.500 cargas de caminhões pertencentes a 15 empresas .de transporte terrestre, prevê zarpar na terça-feira, 30 de novembro, do porto de Montevidéu.
“Na atualidade, deslocar um navio com essas dimensões para o exterior, carregado com comida genuinamente uruguaia, ainda é um fato marcante”, comemorou Escosteguy, que encerrou dizendo que “não é apenas um reconhecimento do setor arrozeiro, mas de todo o Uruguai , confirmando sua vocação agroexportadora ”.