De mãos dadas com o agro, Argentina interioriza portos
(Por El Litoral, Argentina) Cidades como Ibicuy ou Concepción del Uruguay foram líderes de um movimento que entusiasma no Litoral: os portos de Entre Ríos registram atualmente a maior atividade dos últimos 25 anos.
“Um total de 22 navios abasteceram suas cargas nos portos das cidades de Entre Ríos de Ibicuy e Concepción del Uruguay até o momento em 2023, e a chegada de mais 10 navios está prevista para o restante do ano, a maior atividade registrada durante últimos 25 anos ”, informou o governo provincial.
A madeira de pinheiro da própria província, assim como de Corrientes, é uma das atividades exigidas pelos portos de Entre Ríos. Os destinos geralmente são China ou Índia. O arroz também é uma atividade que segue de perto a exploração madeireira .
Entre Ríos também possui os portos de Diamante e La Paz. Lá são feitos embarques de bandeira argentina, principalmente de soja e milho , destinados a diversos distribuidores de cereais.
“Entre os quatro cais, mais de 400 trabalhadores são responsáveis diretos por cada chegada, e outros 1.000 empregos indiretos entre toda a cadeia florestal, e atividades de logística e comercialização”, afirmaram.
Robert Rosa, presidente da empresa Urcel Argentina, uma das exportadoras que atua nos portos de Entre Ríos há cinco anos, destacou que o ritmo “aumentou significativamente, atingindo taxas históricas”.
A Urcel Argentina é uma empresa de ciclo completo dedicada à indústria florestal, desde a colheita florestal até o transporte e chegada de navios aos portos da Índia e China, principalmente.