Debate contra produtos argentinos chega aos ministérios

Deputado Luis Carlos Heinze leva a preocupação de setores agrícolas brasileiros, inclusive do arroz, ao Governo Federal.

Os resultados do encontro na Farsul – que uniu os setores do arroz, trigo, alho, cebola e vinho na proposta de retaliação aos produtos agrícolas argentinos – já começaram a concretizar-se. O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), coordenador da reunião, informa que nesta quarta-feira 28 será encaminhado documento para o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

O assunto não ficará restrito ao representante da agropecuária. Está agendada para a próxima semana audiência com os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. “A intenção é iniciarmos um processo de discussão com o Governo e, posteriormente, com os argentinos. Um relatório pormenorizado sobre os problemas de cada setor será apresentado na semana que vem em Brasília”.

O deputado aponta algumas saídas para proteger o mercado interno e impedir, conseqüentemente, o aumento do desemprego no campo e a queda da produção nacional: “Temos que analisar as particularidades de cada segmento. Mas, de um modo geral, há três propostas: a criação de tarifas, a imposição de cotas ou o escalonamento de épocas para os recebimentos dos produtos”.

Segundo Heinze a concorrência torna-se desleal. “Sabemos que o custo de produção e os insumos são mais baratos na Argentina, fatores esses que garantem o maior acesso ao produto estrangeiro”, garante.

A participação de outros parlamentares e estados na mobilização também fez parte da pauta durante o encontro em Porto Alegre na segunda-feira 26. “Queremos manter um diálogo com Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás”, exemplifica o deputado Heinze.

Sexta-feira que vem, dia 30, as posições serão apresentadas aos parceiros do Mercosul na reunião da Federação das Associações Rurais do bloco (Farm), em Buenos Aires.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter