Demanda por arroz aromático pode transformar a indústria de arroz dos EUA

 Demanda por arroz aromático pode transformar a indústria de arroz dos EUA

Basmati: opção crescente no gosto dos norte-americanos (Foto: Getty)

(Por Globe Newswire) A demanda do consumidor dos EUA por arroz aromático especial tem aumentado continuamente nas últimas décadas, conforme a demografia muda e as preferências do consumidor evoluem. As importações de arroz jasmim da Tailândia e arroz basmati da Índia continuam atingindo níveis recordes em resposta ao crescimento da demanda dos EUA, que deve continuar subindo.

De acordo com um novo relatório do CoBank’s Knowledge Exchange , os produtores, moleiros e comerciantes de arroz dos EUA podem encontrar oportunidades no mercado doméstico de rápido crescimento para arroz aromático. No entanto, isso exigirá que a cadeia de suprimentos se ajuste e o arroz dos EUA invista em genética de sementes, ativos de moagem e marketing ao consumidor.

“Arroz perfumado ou aromático é claramente a oportunidade de crescimento para a indústria de arroz dos Estados Unidos”, disse Tanner Ehmke , economista-chefe de culturas especiais do CoBank. “Obstáculos de produção e processamento precisariam ser superados, mas a captura de participação no mercado doméstico de rápido crescimento poderia transformar a indústria de arroz dos EUA e, em última análise, posicioná-la para se tornar mais competitiva nos mercados de exportação em todo o mundo.”

Se a produção, manuseio e comercialização de variedades de arroz com fragrância dos Estados Unidos forem dimensionados o suficiente, os Estados Unidos poderiam potencialmente capturar os mercados estrangeiros e aumentar sua pegada de exportação de arroz em outros mercados importantes nas Américas, Europa e Oriente Médio, acrescentou Ehmke.

Ventos contrários perduram para o arroz americano

Nas últimas quatro décadas, o arroz asiático importado conquistou uma parcela significativa do mercado de arroz dos Estados Unidos. Desde 1980, as importações de arroz dos EUA cresceram de quase zero para mais de 1,1 milhão de toneladas métricas (MTs), enquanto o consumo de arroz nos EUA cresceu de 2,0 MTs para quase 5,0 MTs. Quase um terço desse crescimento foi atendido pelo arroz importado, especificamente variedades aromáticas de grãos longos.

Em toda a Ásia, os governos aumentaram os apoios de preços aos agricultores por meio do aumento dos preços mínimos de apoio e insumos subsidiados, colocando arroz abundante no mercado global. O aumento da oferta de arroz exportável na Ásia competiu simultaneamente com as exportações de arroz dos Estados Unidos para as Américas, Caribe e as principais regiões importadoras. As exportações de arroz dos EUA estão estagnadas nos últimos anos.

Para complicar ainda mais as coisas para os exportadores de arroz dos Estados Unidos, alguns compradores estrangeiros consideram o arroz híbrido dos Estados Unidos com falta de qualidade e consistência. Além disso, em mercados de importação onde a qualidade é quase tão importante quanto o preço, a propensão dos produtores de arroz dos EUA de cultivar arroz híbrido de alto rendimento diminuiu a demanda por arroz dos EUA. Sem se adaptar, a indústria de arroz dos Estados Unidos permanecerá amplamente dependente de um mercado de exportação que se tornou morno em relação ao arroz dos Estados Unidos.

Oportunidades de crescimento exigem investimento e inovação

Atualmente, o arroz aromático cultivado nos Estados Unidos representa menos de 5% do mercado doméstico. Capturar ações adicionais e preços premium exigirá investimentos que garantam a preservação da identidade em toda a cadeia de abastecimento.

Para competir com as importações aromáticas conhecidas e confiáveis, a indústria de arroz dos Estados Unidos precisará investir em ativos de armazenamento, transporte e moagem e obter cooperação com varejistas de alimentos. A indústria também deve continuar a investir em genética de sementes para atender às demandas de moleiros e consumidores por qualidade, ao mesmo tempo em que atende às expectativas dos agricultores quanto à produtividade.

Os desafios associados à produção, processamento e comercialização de arroz aromático dos EUA em escala são significativos. No entanto, o risco no status quo é que a demanda doméstica pode continuar a se afastar ainda mais do arroz convencional cultivado internamente para as importações premium de aromáticos. Por outro lado, se o aumento da produção de arroz aromático cultivado nos Estados Unidos for bem-sucedido, isso poderá transformar a estagnada indústria de arroz dos Estados Unidos e tornar os Estados Unidos um competidor com a Ásia nos mercados ao redor do mundo.

Sobre CoBank

O CoBank é um banco cooperativo de US $ 158 bilhões que atende a setores vitais em toda a América rural. O banco oferece empréstimos, arrendamentos, financiamento à exportação e outros serviços financeiros para agronegócios e fornecedores de energia rural, água e comunicações em todos os 50 estados. O banco também oferece empréstimos de atacado e outros serviços financeiros para associações de Crédito Agrícola afiliadas que atendem a mais de 75.000 agricultores, pecuaristas e outros tomadores de empréstimos rurais em 23 estados em todo o país.

O CoBank é membro do Farm Credit System, uma rede nacional de bancos e associações de crédito de varejo licenciadas para apoiar as necessidades de empréstimos da agricultura, infraestrutura rural e comunidades rurais dos Estados Unidos. Com sede fora de Denver, Colorado, o CoBank atende clientes de centros bancários regionais nos Estados Unidos e mantém um escritório de representação internacional em Cingapura.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter