Depressão Central gaúcha começa a contar as perdas na produtividade

Lavouras da Depressão Central do Rio Grande do Sul começam a apontar perdas significativas na produtividade, segundo dados da Emater/RS.

O Escritório Regional da Emater/RS em Santa Maria divulgou relatório nesta sexta-feira sobre a situação das lavouras de arroz da Depressão Central perante a estiagem que atinge o Rio Grande do Sul. Segundo o assistente técnico Antonio Carlos Miranda, em Cacequi a produtividade na área colhida (20% dos 17 mil hectares plantados) é de 5.200 kg/ha, mas deverá cair à medida que avançar a colheita, pois as áreas restantes dispõem de pouca água para irrigação.

O rendimento médio obtido até agora varia entre 44% de grãos inteiros (Epagri) até 59% (Irga 417). Em Itaqui estima-se que 7% da área plantada (57.423 ha) está totalmente perdida. Entretanto, em Dona Francisca (2,3 mil ha), em lavouras já colhidas onde houve boa disponibilidade de água durante todo o ciclo da cultura, as produtividades médias estão em torno dos 8 mil quilos por hectare. Até agora foram colhidos 6% da área.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter