Desafio global

Rice Money Maker: a produção sustentável de arroz da América Latina

Diante da necessidade de aumentar a produção de alimentos de forma sustentável e do importante papel da América Latina na produção de arroz, a Equipe FieldCrops, junto à Latin American Rice Networking, um consórcio de instituições públicas e privadas, realiza desde 2021 o Campeonato de Sustentabilidade Rice Money Maker.

Presente na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, o objetivo do Rice Money Maker é identificar e incentivar manejos sustentáveis no sistema produtivo, fornecendo evidências científicas que possam auxiliar a América Latina a cumprir suas metas de produção agrícola por meio da intensificação sustentável dos atuais sistemas de produção de arroz irrigado. Através de indicadores de sustentabilidade dos pilares ambiental, econômico e social (figura 1), calculados de acordo com o manejo de cada talhão, é possível se obter o índice final de sustentabilidade.

Na sua terceira edição, no dia 18 de julho de 2024, a Equipe FieldCrops da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou a entrega internacional dos resultados do Rice Money Maker – safra 2023/2024, de forma online, devido às enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul em maio. Inicialmente planejada como um evento presencial, a Equipe adaptou-se às circunstâncias adversas e utilizou suas redes sociais para divulgar os resultados da safra 2023/2024. Quem tiver interesse, pode assistir no YouTube da Equipe FieldCrops (https://www.youtube.com/watch?v=Dg0QJpIXfOY&t=17s) .

Utilizando a eficiência produtiva como indicador de produtividade, o Rice Money Maker relaciona o potencial e as lacunas de rendimento, não só dos países, mas também de cada lavoura participante. As lavouras Rice Money Maker apresentam lacuna média de 20%, enquanto a lacuna média dos países é de 44% (figura 2), evidenciando que os fatores responsáveis por reduzir o rendimento estão sendo bem manejados nas 31 lavouras que fizeram parte do Rice Money Maker na safra 2023/24.

O segredo é produzir mais e otimizar custos

A partir da análise dos dados coletados em lavouras, desde a safra 2021/22, observa-se que a máxima rentabilidade e o menor impacto ambiental são obtidos em eficiências produtivas acima de 70% do potencial de produtividade. Além disso, os resultados mostram que o segredo da sustentabilidade e rentabilidade é produzir mais com custos otimizados, já que há uma forte relação entre lucro total e produtividade (figura 3a). No entanto, ao analisarmos Lucro total x custo total, não se observa relação (Figura 3b.), reforçando a necessidade de identificar os fatores que limitam a produtividade em cada lavoura.

Segundo o coordenador do projeto, o professor do Departamento de Fitotecnia da UFSM, Alencar Zanon, baseando-se em resultados robustos coletados em lavouras avaliados com metodologia baseada em ciência internacional, a próxima edição do Rice Money Maker – Safra 2024/25 traz uma grande novidade: o reconhecimento do arroz produzido de maneira sustentável, através do Selo de Sustentabilidade do Rice Money Maker, para lavouras que apresentarem eficiência produtiva acima de 70%.

Para ser parte da Latin American Rice Networking e do Rice Money Maker, os interessados podem inscrever-se em www.equipefieldcrops.com.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter