Desafios Arrozeiros para o século XXI foram discutidos na Colômbia

O encontro aconteceu no Hotel Intercontinental de Cali e reuniu mais de 500 participantes para discutir o tema que trata dos desafios arrozeiros para o século XXI, principalmente expectativas sobre inovação e desenvolvimento arrozeiro, melhoramento genético e biotecnologia .

Ocorreu entre os dias 21 e 24 de setembro a XI Conferência Internacional de Arroz para a América Latina e Caribe. O encontro aconteceu no Hotel Intercontinental de Cali e reuniu mais de 500 participantes para discutir o tema que trata dos desafios arrozeiros para o século XXI, principalmente expectativas sobre inovação e desenvolvimento arrozeiro, melhoramento genético e biotecnologia – expectativas e realidades- produção, mercados e tendências.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) teve oito representantes no evento, entre eles o presidente da autarquia, também diretor administrativo do Fundo Latino Americano para o Arroz Irrigado (FLAR), Maurício Miguel Fischer. O diretor técnico do Irga, Valmir Menezes apresentou, no último dia de Conferência, o tema “Revolução Produtiva no Rio Grande do Sul: Integração entre pesquisadores, extensionistas e produtores”. A pesquisadora do Instituto, Renata da Cruz, falou sobre os desafios do melhoramento genético para a zona temperada da América Latina.

A primeira Conferência Internacional de Arroz para a América Latina e Caribe, organizada pelo FLAR, se realizou em 1976 se transformando em um componente fundamental para o intercâmbio de conhecimentos e desenvolvimento da lavoura arrozeira.

O FLAR é composto por instituições privadas e governamentais da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Uruguai, Venezuela e o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT).

Na última reunião do Comitê Administrativo do FLAR, foi aceita a entrada do Paraguai a partir de 2011 no Fundo, e também assinado o convênio com o CIAT, ajustando a relação das entidades por mais cinco anos. O novo regulamento do FLAR também foi aprovado no último dia 20.

Mariana Bechert

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter