Descoberto primeiro caso de radiação no arroz, no Japão

A quantidade de césio encontrada no arroz foi de 52 becquerels por quilo, um décimo do limite de risco estabelecido pelo governo japonês.

O Ministério da Agricultura do Japão anunciou na sexta-feira, o primeiro caso de contaminação radioativa em arroz na província de Ibaraki, ao norte de Tóquio. A quantidade de césio encontrada no arroz foi de 52 becquerels por quilo, um décimo do limite de risco estabelecido pelo governo japonês.

Segundo informações do "New York Times", o arroz foi produzido na região de Hokota, localizada a 165km da usina de Fukushima. As autoridades divulgaram uma lista de alimentos que podem ter sido contaminados após o vazamento nuclear para que a população fique atenta. O Ministério garantiu que os níveis não são oferecem riscos à saúde e que este é o primeiro caso de que vestígios de material nuclear são encontrados nos grãos.

Em Fukushima, a proibição do comércio de carne produzida na província foi mantida após análise com novas amostras nas quais foram detectados altos níveis de césio. Já em Miyagi, o comércio foi liberado parcialmente. O produto deve passar por inspeção supervisionada pelo governo provincial que deverá certificar que o césio presente não supera os 500 becquerels por quilo, limite de segurança estabelecido pelo Executivo. Além da carne, níveis elevados de radiação foram detectados no chá verde e no espinafre.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter