Dia de campo apresenta tecnologias para arroz em várzea no Maranhão
Dia de Campo em Miranda (MA) pretende melhorar produção de arroz na região que já foi a principal produtora do cereal em todo o Estado.
Acontece nesta sexta-feira 13 um Dia de Campo, no povoado Prata, localizado em Miranda do Norte. O evento será realizado durante toda a manhã e tem o objetivo de levar aos pesquisadores, estudantes, produtores e técnicos que trabalham na região, algumas variações de arroz de várzea (área de planície que se encontra em um vale), buscando o aumento da produtividade nesse tipo de ecossistema.
No Dia de Campo acontecerão palestras, onde vão ser apresentadas as variedades de arroz Paranazinho e Ipameri, mostrando aos participantes os dados de produtividade desses tipos de arroz na Unidade de Observação que está instalada no povoado Prata. Cerca de 400 pessoas devem participar do Dia de Campo.
Além do Dia de Campo, acontecerá também a abertura oficial da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na regional, que acontece durante o mês de maio em todo o Estado do Maranhão.
Segundo o gestor da Casa da Agricultura de Itapecuru-Mirim, Jerônimo Antônio Mendes Júnior, o Dia de Campo é uma forma de trazer variedades de arroz desenvolvidas pela Embrapa para a região de Itapecuru e, com isso, identificar as que melhor se adaptam às condições de solo e clima de lá. Durante esse dia serão discutidas as formas de desenvolver o agronegócio do arroz de várzea na região, que já foi a maior produtora de arroz do Estado.
Jerônimo ainda falou que o Dia de Campo servirá para fazer um diagnóstico do sistema de produção de arroz da região, realizar a transferência de tecnologia e treinamento para agricultores e técnicos. Com isto, se espera promover o aumento da eficiência e competitividade do agronegócio de arroz, disponibilizando semente apropriadas e conhecimentos que visam assegurar a sustentabilidade da cultura.
O projeto Dia de Campo é coordenado pela Embrapa do Meio-Norte, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural Seagro, através da Casa de Agricultura Familiar CAF de Itapecuru-Mirim e do Instituto do Agronegócio do Maranhão Inagro. O evento ainda contará com a participação de Associações Comunitárias e secretarias municipais de Agricultura da região.