Dia de Campo de Cachoeira do Sul reúne mais de 300 produtores

 Dia de Campo de Cachoeira do Sul reúne mais de 300 produtores

Cultivares, como a IRGA 426, foram destaque do Dia de Campo

Durante o evento, Claudio Pereira, presidente do IRGA, falou aos produtores e salientou diversos fatores positivos, como o alinhamento estratégico entre os Governos Federal e Estadual .

O Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) promoveu nesta quarta-feira (1º), mais um Dia de Campo Regional, na Barragem do Capané, em Cachoeira do Sul. O evento contou com a participação de centenas de pessoas, entre produtores, técnicos, conselheiros, secretários municipais, representantes da Câmara de Vereadores e de entidades ligadas ao setor, técnicos, engenheiros agrônomos, pesquisadores e convidados.

Durante o evento, Claudio Pereira, presidente do IRGA, falou aos produtores e salientou diversos fatores positivos, como o alinhamento estratégico entre os Governos Federal e Estadual – através da Secretaria da Agricultura e Instituto Rio Grandense do Arroz – e entidades de classe, que foi fundamental para reverter a queda do preço mínimo do arroz, para a comercialização do grão; através do maior aporte de recursos públicos da história da lavoura arrozeira, feita pelo Governo Federal durante o ano de 2011.

Segundo o coordenador da regional do IRGA de Cachoeira do Sul, Jaceguay Barros, o Dia de Campo superou as expectativas, tanto como o número de participantes, quanto às apresentações das seis estações pelos pesquisadores e engenheiros agrônomos que respeitaram o período, transmitindo aos arrozeiros as principais técnicas de manejo da lavoura de arroz irrigado.

Entre os destaques da programação, estiveram a demonstração das novas cultivares e a rotação de cultura. Outra questão importante foi a abordagem das técnicas do sistema pré-germinado, com o uso da cultivar IRGA 425, que foi desenvolvida especialmente para este tipo de cultivo. Os produtores também foram alertados quanto ao monitoramento da incidência de pragas em final de ciclo, em especial a lagarta da panícula e o percevejo do grão.

Foram realizadas cinco excursões, o que facilitou a participação de arrozeiros de diversos municípios da região da Depressão Central. O Dia de Campo contou com o apoio do Governo do Estado, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e IRGA, além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cachoeira do Sul.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter