Dia de Campo do Irga ganha caráter internacional
Mais de 1.500 produtores participaram do Dia de Campo do Irga, em Cachoeirinha.
O Dia de Campo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) se consolidou como maior evento de pesquisa do Estado. Nesta quinta-feira (09/03), na Estação Experimental do Arroz (EEA) em Cachoeirinha, cerca de 1.500 produtores participaram do evento que teve a presença do governador em exercício Antonio Hohlfeldt e do Secretário da Agricultura, Odacir Klein.
Durante as quatro estações do Dia de Campo, os pesquisadores do Irga discutiram com os arrozeiros as ameaças para a lavoura e medidas para melhorar a produtividade. O Estado tem aproximadamente 14 mil produtores de arroz e 232 mil pessoas dependem direta ou indiretamente da cultura. A presença do Ministro da Agricultura do Paraguai, Gustavo Ruiz Diaz consolidou o caráter internacional do evento. Delegações de países da América do Sul e Caribe também estiveram presentes.
Hohlfeldt reafirmou que o Estado é parceiro dos arrozeiros gaúchos.
– Vamos lutar para que haja garantia de preços mínimos, suprindo as necessidades dos produtores.
Esta foi a primeira participação do governador em exercício neste tipo de evento: a idéia de trazer produtores, difundir tecnologia e pesquisa é fantástico, reiterou o governador.
Nas estações, a equipe técnica do Irga apresentou trabalhos de gestão ambiental. Segundo Vera Macedo, engenheira agrônoma, o bom uso dos recursos hídricos na lavoura melhora a qualidade da água que volta aos mananciais. As novas cultivares desenvolvidas pelo Irga, o manejo integrado de doenças e o manejo integrado da lavoura de arroz também foram apresentados.
O Presidente do Irga, Pery Sperotto Coelho, destacou os avanços na lavoura com o Programa Arroz RS.
– Aumentamos a produtividade e agora estamos lutando para o escoamento da produção – afirmou Coelho.
No ano passado, a Autarquia lançou uma campanha para aumentar o consumo de arroz e está desenvolvendo um projeto de exportação.
Estamos discutindo junto ao governo federal, também, a liberação de verbas para a comercialização da safra – afirmou o dirigente.
Participaram do evento ainda o presidente da Emater, Caio Rocha, o presidente Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural do Paraguai, Erico Ibañez, o presidente da Federarroz, Walter Pötter, o prefeito de Cachoeirinha, José Luiz Stédile, e representantes do setor arrozeiro. No encerramento, o Irga promoveu um supercarreteiro para a comunidade de Cachoeirinha.